Setecidades Titulo
Recreio da Borda do Campo tem prevenção contra carrapato-estrela
Por Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
11/08/2005 | 08:11
Compartilhar notícia


O Departamento de Vigilância à Saúde de Santo André implementou uma série de medidas preventivas na região do Recreio da Borda do Campo. O intuito é de fechar o cerco no bairro para esclarecer e orientar a população sobre as práticas de prevenção ao contágio de doenças transmitidas pelo carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa. Até quarta-feira, três pessoas foram atendidas em hospitais públicos com sintomas da doença. Uma das vítimas morreu no último dia 31.

Desde segunda-feira, 30 agentes da Vigilância à Saúde realizam visitas porta-a-porta nas casas do bairro. No encontro, além de orientar os moradores sobre os cuidados necessários, o grupo observa cada um dos integrantes da família, questionando sobre possíveis sinais de contágio.

O trabalho foi estendido ainda às escolas. Os agentes realizam palestras que são disseminadas aos estudantes pelos professores. O mesmo modelo de troca de informações é aplicado nos centros comunitários. A equipe também distribui folhetos com dicas de como evitar que animais domésticos tenham contato parasitas e depois entrem nas casas sem passar por revista dos donos.

O material informativo orienta ainda a melhor forma de retirar o carrapato-estrela do pêlo dos animais, evitando a contaminação. O parasita não pode ser estourado. O ideal é matá-lo com água sanitária. Nas visitas domiciliares, os carrapatos encontrados estão sendo recolhidos pelos agentes.

Já os animais soltos encontrados pelas ruas estão sendo levados para o Centro de Controle de Zoonoses. A Prefeitura não informou quantos carrapatos e animais domésticos já foram recolhidos.

Laudo – O laudo que comprovará se as vítimas atendidas nos hospitais municipais foram contaminadas por carrapatos deve ser finalizado até sexta-feira. Os sintomas da febre maculosa são dor de cabeça, febre, manchas pela perna e dor na nuca. Em caso de suspeita de contaminação, os moradores do bairro devem procurar imediatamente o serviço de atendimento médico do Pronto-Atendimento da Vila Luzita ou a unidade de saúde do bairro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;