Política Titulo
Tunico Vieira assume Secretária de Relações Internacionais
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
23/03/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


O presidente do PMDB de São Bernardo, o advogado Tunico Vieira, assume na próxima segunda-feira a Secretaria de Relações Internacionais e Institucionais da Prefeitura. A Pasta – que até então existia só no papel – gerenciará convênios e financiamentos que a administração mantém com outros países.

A escolha do cargo de Vieira foi acertada quinta-feira em reunião entre o peemedebista e o prefeito William Dib (PSB). Mesmo assim, o novo secretário não confirma a nomeação. “Vamos discutir as propostas com o partido e na segunda-feira conversaremos novamente com o prefeito.”

O secretário Especial de Infra-Estrutura e pré-candidato à sucessão de Dib, Maurício Soares, no entanto, confirma a nomeação. “Ele assume na próxima segunda com a responsabilidade de gerenciar os convênios que antes eram distribuídos pelas secretarias.”

A iniciativa de ativar a Pasta, segundo Soares, ocorreu em razão das constantes mudanças nos acordos internacionais. “Nós não podíamos esperar as coisas acontecerem e resolvemos nomear alguém gabaritado para o cargo.”

Ele cita como exemplo os convênios com as cidades irmãs – Marósca (Itália) e Shunan (Japão) –, com troca de experiências e projetos. “Além dos bancos internacionais, que financiam projetos por aqui.”

Dentre os financiamentos a serem administrados pelo novo secretário estão o Programa São Bernardo Moderna – conjunto de 25 obras no sistema viário – e o Plano Diretor de recuperação da represa Billings, financiados pelo banco J-Bic.

A possibilidade de o peemedebista chefiar uma das cinco subadministrações a serem feitas por Dib foi descartada, segundo Maurício Soares, por causa da demora de implementação. “Isso é uma coisa que vai demorar e o compromisso dele (Tunico) com o prefeito é agora.”

A viabilização das subadministrações do Alvarenga, Batistini, Balsa (Riacho Grande), Centro e Demarchi – o projeto foi apresentado quinta-feira ao prefeito William Dib – vai demorar cerca de quatro meses para sair do papel.

Antes adversário do governo municipal, o PMDB – chamado de partido flex, uma referência aos motores de veículos que permite a utilização de álcool e gasolina – oficializou ingresso no governo de William Dib na segunda-feira passada. Vieira disputou a eleição de 2004 como vice na chapa encabeçada pelo deputado federal Vicentinho (PT). Em Santo André, a legenda negocia espaço no governo petista há meses.

Em Ribeirão Pires, Valdírio Prisco (PMDB) e Maria Inês (PT) devem se aliar contra o prefeito Clóvis Volpi (PV), candidato à reeleição. Em Diadema (PT) e Mauá (PV), também busca mais espaço,nas administrações.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;