Política Titulo Nomeação
Ex-titular de Esporte, Auricchio retorna ao governo do Estado

Por indicação de Alckmin, petebista, que já comandou o Paço de S.Caetano, assumiu cargo no conselho da Companhia Paulista de Obras e Serviços

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
11/08/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Ex-secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB) retorna ao governo paulista e assume cargo no conselho administrativo da CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços), empresa pública de capital misto responsável pelo gerenciamento de intervenções na área de engenharia das administrações direta e indireta. A indicação do petebista, que comandou a Prefeitura de São Caetano entre 2005 e 2012, partiu do próprio chefe do Palácio dos Bandeirantes, Geraldo Alckmin (PSDB). A nomeação oficial aconteceu no fim da semana passada.

A companhia executa estudos de impacto, avaliação patrimonial e fiscalização de convênios. A empresa é ligada à Pasta de Planejamento e Gestão, comandada por Marcos Antônio Monteiro. O espaço estava em negociação com o governador desde a saída do petebista da Secretaria de Esporte no começo do ano, período em que se iniciou a segunda gestão consecutiva do tucano. Com a projeção do governo após garantir a reeleição em 2014, Alckmin preferiu indicar nomes ao primeiro escalão que não cogitassem possibilidade de disputar o processo eleitoral de 2016. Auricchio é cotado para concorrer ao pleito em São Caetano.

Auricchio sustentou que a indicação para o posto representa outro sinal do grau de confiança do governador ao tratar de setor “nevrálgico de desenvolvimento” de São Paulo. Segundo o petebista, a “vasta área de atuação da empresa” vai ampliar a bagagem na administração, principalmente por focar na parte da engenharia – o petebista é médico e antes de ser prefeito foi diretor de Saúde do governo Luiz Tortorello (PTB, morto em 2004). “São 18 anos em cargos executivos e agora mais um ganho em conhecimento nesta área administrativa. É acúmulo de experiência, que pode ser aplicada na vida pública.”

O ex-prefeito despistou ao ser questionado sobre possível candidatura ao Paço. Disse que não vai tratar do assunto no momento. Auricchio ressaltou a chance de novamente contribuir com trabalho ao lado de Alckmin – o petebista apoiou e coordenou a campanha do tucano na região nas duas últimas eleições (2010 e 2014). “Tenho sensação mais uma vez de agradecimento pelo fato de o governador delegar e depositar sua confiança. Agora é pensar neste planejamento da área (a CPOS), que certamente vai nos engrandecer, enriquecer o currículo.”

Em maio, Alckmin já havia apontado pela abertura da gestão estadual para representantes do Grande ABC. Na oportunidade, em entrevista ao Diário, o tucano alegou que iria “trazer logo” o petebista de volta. Na sequência, no mês seguinte, o governador realizou vistoria do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas, oportunidade em que elogiou o ex-chefe do Executivo de São Caetano. “Auricchio é bom quadro e foi grande prefeito”, frisou, acrescentando que, naquela ocasião, a participação do aliado ainda não estava definida.

OUTROS NOMES
O petebista se alia na equipe do Estado ao ex-prefeito de São Bernardo William Dib no conselho da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano), Clóvis Volpi (PTB, ex-prefeito de Ribeirão Pires) à frente do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) e Adler Kiko Teixeira (PSC, ex-prefeito de Rio Grande da Serra), que integra o conselho da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;