Esportes Titulo Liga dos Campeões
Depois de muito tempo, Juventus reencontra o bom futebol
Gabriel Nishikata
Especial para o Diário
06/06/2015 | 07:10
Compartilhar notícia
Divulgação


“Juve! Storia di un grande amore”, o refrão do hino exalta com clareza o sentimento do torcedor pelo clube. Neste ano é só festa na Juventus, pela quarta vez consecutiva, o clube fatura o campeonato italiano e está na final da Liga dos Campeões da Uefa, eliminando o poderoso e caríssimo time do Real Madrid, de Cristiano Ronaldo, nas semifinais.

Os italianos venceram o Real em casa por 2x1, no jogo de volta, em pleno Santiago Bernabéu, conseguiram um empate histórico de 1 x 1, com gol salvador do atacante espanhol Álvaro Morata. Porém, as coisas continuam difíceis para a Vecchia Signora, o outro finalista não é ninguém menos que o também espanhol Barcelona, do trio matador Messi, Neymar e Suarez. Só nesta edição da liga, o clube catalão desbancou gigantes como o Paris Saint-Germain e Bayern de Munique por placares humilhantes.

Desde 1995, a Juventus não vence uma Champions League,e o pior, já fazem quatro anos que nenhum clube italiano fatura o título. Essa situação é reflexo da crise financeira vivida pela Europa, onde a Itália nitidamente ainda não se recupereou, e a recente perda da credibilidade do campeonato italiano (Calcio) também pesa bastante nesse cenário melancólico em que vive o país.

A própria Juventus, por exemplo, se envolveu numa série de escândalos,em 2006, participando de um esquema de manipulação de resultados junto com outros clubes, o time foi rebaixado para a segunda divisão do campeonato italiano e perdeu os dois ultimos títulos nacionais faturados.

Mas agora a situação é outra, ao menos para a Juventus, renascida das cinzas,não da chance aos rivais no Calcio desde 2012."Uma exceção dentro de um campeonato que não tem mais o mesmo futebol brilhante", lembra Frank Fortes, repórter esportivo da Bandeirantes. Além disso, o narrador e apresentador do canal Net Cidade, Eduardo Bianchi, destaca a atuação da adiministração do clube."A receita do sucesso da Juventus é que sua atual diretoria sabe contratar, um bom exemplo, são as contratações de Tevez e Vidal, outra contratação de destaque é o atacante Álvaro Morata, que estava apagado no Real Madrid", elogia.

E caso a Juve saia campeã, o comentarista esportivo da web rádio Master Sports, Reinaldo Leiva, prevê um bom futuro aos italianos. "A champions é um balizador de investimentos, a vitória da Juventus pode trazer de volta muitos investidores,e a credibilidade italiana poderá ser restaurada" deduz.

Também tem fanáticos bianconeros (apelido dos torcedores da Juventus) brasileiros, atualmente morando na Itália, Oswaldo Freitas Junior, 39 anos, conhecido como Gera, é apaixonado pela Juventus. Ele é corinthiano e diz que as cores e os craques que jogaram pelo time o fizeram virar torcedor. "Atualmente admiro muito o Pirlo e o Pogba, também sou fã do Del Piero e do Zidane, na minha opinião, um dos melhores jogadores da história", conta o torcedor que teve o privilégio de assitir duas vezes a Juventus em seu estádio "Juventus Stadium". "A sensação é indescrítivel, somos a maior torcida da Itália, não paramos de vibrar e de gritar o nome dos jogadores, só estando lá para saber como é", explica.

Gera não é apenas um torcedor, o ex-jogador é Diretor Geral da JSSBR (Juventus Soccer School Brazil), representante brasileira das escolinhas de futebol do time, que estão espalhadas por mais de 30 páises. Atualmente a iniciativa tem apenas campos provisórios e visa difundir o lazer e a filosofia do futebol italiano para meninos e meninas de 6 a 16 anos. Mais informações podem ser encontradas no Facebook e Twitter.

Filippo Capocchi Penetta, 13, é um dos alunos da JSSBR, o pequeno meio-campista acredita que tem chance de se profissionalizar, mas sabe que não pode largar os estudos. Assim como Gera, o jovem também está na torcida da "Velha Senhora" e acredita que o jogo será vencido no bom e velho estilo italiano, com um futebol pegado, não parando de marcar até a o fim da partida. “Quando o Barcelona bobear, a gente vai fazer o gol, venceremos por 2x1”, arrisca o placar.

“É um ótimo clube, com uma sociedade muito organizada, não falta nada para mim”, elogia Rubinho, atualmente jogando pela Juventus, o goleiro brasileiro garante que o elenco todo está confiante, principalmente por terem a chance de quebrar o tabu de quase 20 anos que a Juve não ganha uma Champions. “Somos muito unidos dentro e fora de campo, essa união do grupo fará diferença na final ”,explica o atleta, no momento, o terceiro goleiro da equipe.

Quem vencerá esse duelo de um jogo só? O futebol pegado e de marcação da Juventus ou o futebol ousado e veloz do Barcelona? Tudo será decidido nesse sábado (06/06) no Olympiastadium, na Alemanha.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;