Setecidades Titulo Santo André
Prefeitura instala escultura de Sacilotto

Obra voltou para o calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro, após nove meses

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
21/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A Prefeitura de Santo André iniciou ontem a instalação da escultura do artista plástico Luiz Sacilotto (1924-2003) no calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima. A obra de arte, nomeada Concreção 005, foi removida do espaço há nove meses, o que resultou em críticas por parte da população. A reinauguração da peça está marcada para sábado, às 11h.

A escultura foi instalada no centro comercial no começo dos anos 2000, quando o calçadão passou por revitalização promovida pelo então prefeito Celso Daniel (PT), morto em 2002. O motivo da retirada foi a revitalização da área. A obra seria levada para o Parque Prefeito Celso Daniel, no bairro Jardim, no entanto, após protesto da população, a Prefeitura voltou atrás e decidiu reinstalar a peça no calçadão.

Ainda ontem, especialistas da área criticaram a mudança de local da obra – instalada cerca de quatro metros distante do ponto original pensado por Sacilotto – e o que consideraram “descaracterização da obra de arte” em rede social. As mensagens classificaram a mudança como “desrespeito à arte”.

O secretário de Cultura e Turismo da cidade, Tiago Nogueira (PT), esclarece que a mudança de local segue projeto de revitalização do calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, proposto por arquiteto contratado. “Antes, parecia que a obra dividia a Oliveira Lima em duas partes, a coberta e a descoberta, mas agora ela ficará em local de destaque. Todo esse processo foi acompanhado pela família do Sacilotto, que detém os direitos sobre a escultura”, ressalta.

Ainda de acordo com o secretário, a peça será depositada sobre uma pedra de granito e ganhará nova iluminação.

Outras obras de Sacilotto podem ser vistas em toda a cidade. Entre elas estão a Concreção 0011, instalada no Parque Central, na Vila Assunção, pintura da Concreção 9980 no saguão do Hospital Brasil, na Vila Dora, e painéis no Sesc Tamarutaca e no campus da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Uma série com cinco gravuras está exposta na Casa do Olhar Luiz Sacilotto e também na Pinacoteca de Santo André, no Paço Municipal. Esculturas e pinturas estão disponíveis na Sabina Escola Parque do Conhecimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;