Economia Titulo
Draghi defende programa de QE do BCE, mas prevê inflação baixa ou negativa
11/03/2015 | 06:26
Compartilhar notícia


O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou nesta quarta-feira que o programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) adotado pela autoridade monetária para estimular a economia da zona do euro deve contribuir para a recuperação das expectativas de inflação do bloco, embora tenha admitido que, nos próximos meses, a inflação anual harmonizada "deva permanecer muito baixa ou no território negativo".

Em sua defesa ao programa, Draghi acrescentou que a medida pode proteger os países da zona do euro de serem contaminados pela crise na Grécia. Além disso, o presidente do BCE disse que a instituição financeira está consciente de que o programa traz alguns riscos, mas, segundo ele, são riscos "contidos". "É um programa incomum, mas não é heterodoxo. Na verdade, ele é eminentemente ortodoxo", declarou.

O programa do BCE prevê um volume mensal de compras de ativos em torno de 60 bilhões de euros, incluindo bônus soberanos e outros tipos de papéis. Em fevereiro deste ano, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) harmonizado da região caiu 0,3% ante igual mês do ano passado. A meta de inflação do BCE é de taxa ligeiramente inferior a 2,0%. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;