Turismo Titulo
Natureza pura
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
15/05/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


As cidades que integram o Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo, guardam relíquias com pedaços de natureza que vão desde cachoeiras, passando por trechos de Mata Atlântica, até cavernas de beleza ímpar.

A região, formada por 24 municípios - Apiaí, Juquiá, Cananéia, Cajati, Registro, Jacupiranga, Tapiraí, Pedro de Toledo, Barra do Chapéu, Iguape, Eldorado, Itapirapuã Paulista, Peruíbe, Miracatu, Ribeirão Grande, Ribeira, Barra do Turvo, Ilha Comprida, Iporanga, Taóca, Juquitiba, Pariquera-Açu, São Lourenço da Serra e Sete Barras - tem uma das áreas de beleza natural mais exuberantes do Estado.

ILHA COMPRIDA
Com 100% de seu território em Area de Proteção Ambiental, Ilha Comprida conta com praias, manguezais, lagoas, falésias e dunas entre seus atrativos naturais.

Considerada pela Unesco como Reserva da Biosfera do Planeta, uma das opções de passeio é o Roteiro de Observação das Aves, em que é possível apreciar o guará-vermelho, ave que retornou à região depois de dez anos; e o papagaio de cara-roxa, animal símbolo do município.

Outros pontos turísticos são Pedrinhas, vila de pescadores onde há um Viveiro de Mudas de Restinga e Mangue; Juruvaúva, comunidade especializada na criação de ostras; e Viarëggio, onde está instalado o projeto sustentável de produção de siri mole do lagamar.

REGISTRO
Devido à forte presença de imigrantes japoneses no município, alguns pontos turísticos de Registro remetem à cultura oriental. Alguns deles são o Casarão do Porto, conhecido como KKKK, siglas de Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha, empresa responsável pela colonização japonesa do Vale do Ribeira; Praça Nakatsugawa, em homenagem a cidade-irmã Nakatsugawa; Templo Budista; e Praça do Monumento Japonês, em homenagem aos que morreram no Rio Ribeira.

APIAÍ
Fundada em agosto de 1771, depois que garimpeiros de ouro começaram a vasculhar o local, Apiaí abriga o Parque Natural Municipal Morro do Ouro. Com uma área de 540 hectares, o local possui trilhas, muito verde, além de ruínas e túneis da antiga mineração do metal.

CACHOEIRAS
Situada dentro de uma área de preservação ambiental, a cidade de Barra do Turvo tem mais de 30 cachoeiras cadastradas. As mais conhecidas são Dito Salu, Fria, Vavá e Salto do Pescador. Outro destaque é o Pico das Araras, local indicado para saltos de asa-delta.

Para quem gosta de sossego, o Rio Pardo é ideal para pesca de bote ou canoa, já o Rio Turvo é indicado para a prática de rafting e bóia-cross.

Outro município rico em cachoeiras é Miracatu. Os destaques são a do Faú, com queda de mais de 10 metros de altura e área apropriada para banhos, caminhadas e lazer; e a do Canta Galo, localizada a 40 quilômetros do Centro e com diversas quedas e trilhas.

Em Pedro de Toledo, a Trilha da Cachoeira da Usina é a mais conhecida. Localizado dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, o bairro Ribeirão Grande, que margeia o Rio Itariri, possui cachoeiras quase inexploradas, com águas refrescantes e por diversas vezes cristalinas, dependendo da época de chuva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;