Economia Titulo
Trabalhador da construção civil inicia campanha salarial na região
Frederico Rebello Nehme
Do Diário do Grande ABC
11/03/2006 | 08:32
Compartilhar notícia


Os trabalhadores da construção civil do Grande ABC darão início à campanha salarial deste ano no próximo dia 14 em uma construção em Santo André. O ato está sendo organizado em conjunto pelos sindicatos do setor de Santo André e São Bernardo, ambos filiados à CUT.

Apesar de ainda não terem aprovado em assembléia a pauta de reivindicações (programada para o dia 17), os trabalhadores do setor devem pedir aumento real de 12%. O índice já está sendo pedido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo, filiado à Força.

"Como estamos fazendo uma campanha conjunta, dificilmente aprovaremos uma pauta com reivindicação inferior a esse índice. Esse valor diz respeito às perdas salariais de outros períodos", afirmou Francisco Herculano da Costa, diretor-executivo do sindicato de trabalhadores de São Bernardo.

Ainda não está marcada nenhuma reunião com o sindicato patronal, o Sinduscon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo), que só deve acontecer a partir do dia 20. A data-base da categoria é em abril.

Segundo o sindicalista de São Bernardo, a realização de uma campanha conjunta aumenta as chances de conseguir um bom reajuste. "Isso muda bastante as coisas na hora da negociação. Conseguimos fazer mais pressão sobre os empresários", afirmou.

Na cidade de São Paulo, já acontecem paralisações pontuais e atrasos de até duas horas na entrada das obras, segundo o sindicato da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;