Cultura & Lazer Titulo Música
Enredos e histórias
de Martinho da Vila

Cantor, que já fez cerca de 30 sambas-enredo,
lança DVD com os bastidores das gravações

Miriam Gimenes
do Diário do Grande ABC
26/10/2014 | 07:07
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Martinho adotou o ‘da Vila’ como sobrenome em 1965. Mas sua vida como compositor de samba-enredo, no entanto, começou bem antes disso, na extinta escola Aprendizes da Boca do Mato, que ajudou a fundar em 1954. Desde então, fez cerca de 30 composições – pelo que lembra – e, a maioria delas está no seu novo DVD Enredo (Biscoito Fino, R$ 40).

A ideia foi relembrar músicas que não haviam sido gravadas e aquelas que ficaram perdidas no tempo. “Mesmo as que não foram escolhidas para o Carnaval, só disputaram, estão na lista”, diz. Entre elas está De Alegria Pulei, De Alegria Cantei, de 1986.

Difícil é ele eleger a preferida, mas admite: “Os primeiros sambas que a gente ganha ficam mais marcados, mas dizem que o primeiro amor não se esquece e o meu foi o Carlos Gomes (primeira faixa do DVD), que fiz para a Aprendizes da Boca do Mato.”

O DVD, que é dirigido por Sandro Arieta e Tiago Marreiro, também tem A Vila Canta O Brasil, Celeiro do Mundo, campeão de 2013, o último que fez para a Vila Isabel. O trabalho mostra os bastidores desta e das outras faixas, além da confraternização do cantor com Beth Carvalho, Alcione e os filhos Mart’nalia, Martinho Filho, Analimar, Tunico, Juliana e Maira Freitas. “O talento deles está no sangue”, diz, orgulhoso.

Embora fale com paixão sobre os seus sambas, diz que não pretende compor mais nenhum. “Já fiz muito e tudo que a gente faz muito cansa”, admite. Sua contribuição com a escola é feita de outras maneiras como a escolha dos temas, por exemplo.

Martinho, que ganhou um busto seu na quadra da Vila Isabel este ano, diz que em 2016 a escola deve fazer o desfile em sua homenagem. “Fico lisonjeado, mas essas situações me deixam sem graça”, admite, aos risos.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;