Diarinho Titulo
Peixe bebe água?

Ingestão de líquido é diferente entre animais que vivem em água salgada e em rios e lagos

Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
26/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Os peixes ingerem líquido de modo diferente dos seres humanos. Eles precisam da substância principalmente para manter o equilíbrio entre a concentração de água e de sais em seu organismo. Outra diferença é que os animais terrestres usam o líquido para hidratar a pele, enquanto os peixes não têm essa necessidade.

NO MAR

Aqueles que vivem no mar perdem água do corpo com facilidade porque o ambiente tem grande concentração de sal. Então, precisam ingerir bastante líquido. O sal que ‘engolem’ com a água é eliminado por meio das brânquias (órgão de respiração dos peixes).

ÁGUA DOCE

Já os peixes de água doce vivem em ambiente com quantidade de sal menor do que a que existe em seu organismo. Desse modo, a água entra com facilidade em seu corpo. Só ingerem a substância quando ela vem junto com o alimento. Para eliminar o excesso de água, produzem urina com baixa concentração de sais e em grande quantidade.

(Colaborou Bruna de Grande, Especial para o Diário)

Alguns respiram fora da água

Os peixes respiram por meio de estruturas chamadas brânquias que, em geral, ficam na região da cabeça, nas laterais do corpo. Por meio desse mecanismo que abre e fecha, o oxigênio da água é absorvido e o gás carbônico (produzido pelo animal) é eliminado. Os vasos sanguíneos presentes no órgão são responsáveis pelo transporte desses gases.

No entanto, as brânquias não funcionam bem fora da água, pois entram em colapso com o ar. Muitos peixes ósseos (que possuem esqueleto e compõem vasto grupo – correspondendo a nove entre dez espécies) vivem em ambientes com baixa concentração de oxigênio na água e não conseguem obter a quantidade que precisam para sobreviver.

Então, eles desenvolveram habilidades (pela boca, esôfago ou intestino) que os permitem absorver oxigênio do ar e suplementar a respiração branquial. Um dos principais exemplos é o peixe de briga (Betta splendens), que possui estrutura chamada labirinto, que permite a obtenção de oxigênio do ar.

CURIOSIDADES

Você sabia que os peixes não dormem? Diferentemente dos outros bichos, eles apenas descansam, permanecendo quase imóveis. Por não terem pálpebras, eles sempre ficam com os olhos abertos. Têm uma membrana, chamada nictitante, que protege seus olhos na água, como se fosse uma pálpebra transparente.

Saiba mais

Como absorvem muita água, peixes de água doce têm o rim bastante desenvolvido, capaz de eliminar excessos, diferente das espécies marinhas.

Quem perguntou?

Maria Clara Ribas Mendes Gontijo, 10 anos, de Santo André, adora ir à praia e tem curiosidade de saber como vivem os animais aquáticos. “Acho que os peixes não bebem água porque já vivem nela, mas sei que eles precisam comer.”

Consultoria de Mônica de Toledo-Piza Ragazzo, do departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.   




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;