Economia Titulo Inflação
Fazenda vai tentar deter aumento da taxa de juros
21/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai atuar antecipadamente para tentar evitar qualquer ameaça de inflação que possa servir de motivo para o BC (Banco Central) elevar a taxas de juros, como projetam analistas do mercado financeiro. No arsenal para a batalha contra a elevação da Selic, estão relacionadas medidas como reduções setoriais de tarifas de importação de produtos que pressionarem os preços, a execução, sem abatimentos, da meta de superávit primário das contas do setor público, e a redução da Cide-Combustíveis (tributo que incide sobre a gasolina e diesel).

O Ministério da Fazenda também vai sinalizar com a retirada de todos os incentivos fiscais concedidos durante a crise financeira para demonstrar compromisso com a austeridade fiscal. A orientação de Mantega é administrar as expectativas para colocar um "pé no freio" do excesso de otimismo com o crescimento econômico, que também tem potencial para gerar inflação. Alguns analistas apostam em expansão do PIB (Produto Interno Bruto) acima de 6%, neste ano, e preveem a alta da Selic a partir de março ou abril.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu duas vezes nesta semana com Mantega e o presidente do BC, Henrique Meirelles. Nesses encontros, Mantega apresentou ao presidente indicadores recentes e projeções para a economia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;