Diarinho Titulo Aparelho
Cuide do sorriso metálico!

Quem usa aparelho deve redobrar a atenção com a higiene dos dentes; dá trabalho, mas é importante deixá-los limpos

Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
27/01/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Tem muita gente que fica empolgada para colocar aparelho. Mas ninguém imagina que dá supertrabalho cuidar do sorriso metálico. E não é papo de mãe. Mais do que deixar os dentes bonitos, serve para corrigir problemas e melhorar funções importantes da boca, como a mastigação. Por isso, se deixá-lo sujo, não cumprirá a função e vai atrapalhar sua saúde.

Sarah Macanham Botelho, 11 anos, de São Bernardo, usa aparelho desde os 7 para corrigir o queixo, que é um pouquinho para frente. Já teve o móvel (usado enquanto não nasce toda a dentição permanente) e há um ano está com o fixo. "Quando coloquei, fiquei ansiosa para trocar os elásticos e pôr coloridos", afirma a menina, que curte borrachinhas rosas.

Quem tem aparelho deve redobrar os cuidados com higiene, pois é mais fácil acumular comida nos dentes e estragá-los. Rafaella Machado, 11, de Santo André, sabe que precisa de paciência para limpar direitinho. Na escola, divide o tempo do intervalo entre se alimentar e a escovação. "Como rapidinho e vou para o banheiro com a minha amiga para escovar e colocar o móvel", conta a garota, que o usa há três anos.

Os hábitos alimentares também têm de mudar; ingerir doces, só raramente. "Não posso mastigar chiclete para não grudar", diz Sarah.

A atenção com o móvel é necessária porque vira e mexe o dono esquece de colocá-lo novamente. Caio Augustho de Freitas Araújo, 9, de São Bernardo, já perdeu o seu. "Embrulhei no papel toalha e jogaram fora sem querer." Há mais de um ano com o aparelho, o menino não o considera ruim. "No começo falava estranho, depois acostumei."

Consultoria de Maria Cecilia Buschinelli Daros, odontopediatria e ortodontista, e Fábio Cantozaro, dentista e pós-graduado em Ortodontia pela Sociedade Paulista de Ortodontia.

 

Dicas para deixar o sorriso brilhante

- Para não estragar os dentes, é fundamental escová-los ao acordar, após as refeições e antes de dormir.

- Tem de passar fio dental depois de comer para tirar as sujeirinhas que a escova não consegue limpar.

- Evite ingerir alimentos que contribuam para o aparecimento de cáries, como doces e refrigerante.

- A língua também deve ser escovada; nela encontram-se muitas bactérias.

- É indicado ir ao dentista a cada seis meses. A avaliação do profissional é necessária para que problemas pequenos não piorem.

- Existem várias técnicas de escovação. O importante é fazer movimentos não muito fortes, que limpem todos os dentes. Se tiver dificuldades peça ajuda a um adulto.

- Não tenha vergonha em fazer perguntas para o seu dentista.

 

Saiba mais

- Acredita-se que no Egito Antigo as pessoas já se preocupavam em arrumar os dentes tortos. Nos anos 1990, estudiosos britânicos encontraram uma múmia com um fio de metal preso aos dentes.

- Quem usa aparelho fixo encontra várias opções de borrachinhas coloridas e até de formatos diferentes, como florzinhas, orelhas do Mickey e Hello Kitty.

- Na infância temos 20 dentes. A troca por permanentes ocorre quando a dentição decídua (nome dos de leite) cai, dando lugar aos novos. O adulto tem de 28 a 32 dentes.

- A maioria dos mamíferos tem dentes de leite, que são substituídos pelos permanentes. A dentição de cada espécie é adaptada ao tipo de alimento que come.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;