Internacional Titulo No Japão
Partido de oposição escolhe ex-premiê como líder
Por
26/09/2012 | 04:10
Compartilhar notícia


O principal partido de oposição do Japão, o Partido Liberal Democrata (PLD) elegeu nesta quarta-feira o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe como seu novo líder. A eleição poderá reforçar pressões para que o governo adote linha dura contra a China. Abe propôs medidas de reforço para proteger as disputadas ilhas de Senkaku, no Mar da China Oriental, e defende que sejam concedidos mais poderes aos militares.

 

Embora nenhuma eleição geral deva ser realizada até o próximo verão, o primeiro-ministro Yoshihiko Noda afirmou que Abe poderá ter um lugar no governo "no curto prazo", elevando as expectativas de que o premiê possa convocar uma eleição já em novembro.

 

Se o partido de oposição PLD, que atualmente supera o Partido Democrático do Japão (PDJ) no apoio popular, chegar ao poder, Abe provavelmente se tornará o próximo líder da nação.

 

O PLD, que governou o país quase ininterruptamente por mais de cinco décadas, pressiona pela antecipação das eleições, na esperança de que volte ao poder, posto que perdeu em 2009 para o PDJ. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;