Internacional Titulo
Iraque pede permanência da Força Multinacional no país
Por Da AFP
01/11/2005 | 11:43
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro iraquiano, Ibrahim Jaafari, escreveu ao Conselho de Segurança da ONU para pedir a extensão em um ano da presença da Força Multinacional, anunciou nesta terça-feira a televisão iraquiana.

"O primeiro-ministro pediu, em uma carta ao Conselho de Segurança, prorrogar em um ano a presença da Força Multinacional dirigida pelos Estados Unidos", destacou a televisão pública.

O Iraque pediu e obteve no dia 31 de maio que o Conselho de Segurança prorrogasse a presença da Força Multinacional, conforme a resolução 1546.

O ministro iraquiano das Relações Exteriores, Hoshyar Zebari, se manteve lacônico desde então sobre a duração da extensão do mandato da Força Multinacional, limitando-se a dizer que dependeria da finalização do processo político no Iraque.

A resolução 1546 de 8 de junho de 2004 previa o exame da presença da Força Multinacional um ano depois da data de solicitação do Governo iraquiano.

Os dirigentes iraquianos não pararam de sustentar a necessidade da manutenção da Força Multinacional, ressaltando que, no estado atual, o Exército e a Polícia iraquianos não tinham capacidade para manter a ordem no país.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;