Esportes Titulo
Tenistas poderão impugnar decisão dos juízes
Da AFP
28/08/2006 | 17:21
Compartilhar notícia


Pela primeira vez, em um Grande Slam, os tenistas poderão impugnar uma decisão do árbitro em pleno jogo, graças ao 'Hawkeye', um sistema de gravação de imagens digitais, que será usado no US Open (Aberto dos Estados Unidos), que começou nesta segunda-feira.

Este sistema, originalmente empregado no críquet, no momento estará disponível nas duas quadras principais de Flushin Meadows: a Arthur Ashe e a Louis Armstrong. Seu uso - foi empregado pela primeira vez no torneio de Mimai em março passado - provocou algumas controvérsias, principalmente entre o colegiado de árbitros.

"Neste verão, nos dez torneios do circuito americano, foi utilizado este sistema, também chamado olho do falcão". Os tenistas reivindicaram revisão 839 vezes e, em 327, tinham razão.

O sistema é produto de vários anos de pesquisa, realizada pelo cientista Paul Hawkins, que em 2001 criou um dispositivo capaz de reproduzir a trajetória de um objeto no espaço graças à triangulação de imagens proporcionadas por câmaras estrategicamente dispostas na quadra.

Seu primeiro emprego em uma competição esportiva foi no críquete, um esporte largamente praticado pela comunidade britânica, para analisar algumas jogadas controvertidas.

No princípio só foi um recurso empregado pela televisão para dar aos espectadores uma idéia do acerto ou não de uma decisão arbitral. Com a finalidade de evitar erros de arbitragem como o que tirou da americana Serena Williams um ponto crucial em seu jogo pelas quartas-de-final do Aberto de 2004 ante sua compatriota Jennifer Capriati, a ATP e a WTA - organizações que regem o tênis profissional - liberaram o uso do 'Hawkeye'. Três anos depois, e após vencer certas resistências, o sistema finalmente aparece em um torneio de Gran Slam.

Nesta edição de 2006 do US Open são usadas dez câmeras de televisão, colocadas em diferentes setores da quadra e várias alturas do solo, uma a 34 metros e as outras a nove e a 8,5 metros.

Cada uma destas câmaras mostra uma linha diferente de demarcação. A combinação das imagens oferece uma visão tridimensional muito precisa da trajetória da bola e seu local de impacto no solo.

Quando um jogador pede para rever o ponto controvertido, a imagem é projetada em uma tela gigante entre seis e oito segundos.

Cada jogador tem o direito de utilizar o 'Hawkeye' duas vezes em cada set, para não alongar demasiadamente as partidas. Um ponto não reclamado em um set, não pode ser reclamado no outro. Cada tenista terá direito a uma reclamação a mais nos jogos decisivos> "Isto nos traz uma grande tranqüilidade", disse a estrela americana Lindsay Davenport, que assinalou a necessidade de explicar melhor aos jogadores o tempo necessário para se fazer uma reclamação de uma jogada controvertida. "Alguns jogadores o fazem imediatamente. Outros esperam alguns segundos", disse.

Para a francesa Amelie Mauresmo, número um do mundo, o sistema "é inovador". "Em Miami era confuso, já que decisão demorava a ser tomada, mas isso melhorou depois", assinalou a tenista francesa.

Seu compatriota Arnaud Clement considera o sistema "uma boa idéia, mas deverá ser estendido a todos os torneios e não apenas aos Gran Slams", destacou o vencedor do torneio de Washington este ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;