Economia Titulo
Emprego industrial vai reagir em 2010, dizem analistas
26/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O ano de 2009 apresentou o pior quadro para o emprego industrial apurado pelo IBGE desde o início da série histórica da Pimes (Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário na Indústria), cujos dados anuais são calculados desde 2002. Mas, segundo analistas , a perspectiva é de aceleração no ritmo de contratações em 2010.

Com queda acumulada de 5,2% até novembro, o emprego no setor fechará o ano com quadro cinco vezes pior do que o mais baixo resultado da série, de 2003 (-0,57%). Os dados finais do ano passado serão apresentados no dia 9.

Com a forte recuperação do setor industrial projetada para este ano - segundo o boletim Focus, a produção subirá 8,3% -, a expectativa é que o emprego mostre resultados mais fortes, que já começaram a surgir em novembro passado.

Segundo os últimos dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria), a ocupação no setor aumentou 0,8% em novembro do ano passado ante outubro, no melhor resultado ante mês anterior desde março de 2004.

O economista da CNI, Marcelo de Ávila, acredita que a conjunção do aumento da confiança dos empresários e dos consumidores, expansão contínua do mercado doméstico e aumento gradual que vem ocorrendo no Nuci (Nível de Utilização da Capacidade Instalada) vão levar à retomada dos investimentos industriais, incluindo a contratação de mão de obra.

Ele acredita que os segmentos mais vinculados à demanda interna vão mostrar recuperação mais rápida e mais forte do que as atividades voltadas para as exportações. "A reação no emprego vem ocorrendo de forma heterogênea e deve continuar assim até que o mercado externo mostre uma recuperação mais vigorosa", observou.

Para o economista do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), Rogério Souza, os resultados do mercado de trabalho industrial vão mostrar reação importante já a partir deste primeiro trimestre, com aumentos mais significativos na ocupação ante igual período de ano anterior a partir do terceiro trimestre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;