Cultura & Lazer Titulo
Histórias de horror
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
23/09/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Nada de zumbis ou vampiros. O livro O Enigma do Guarda-Roupa (Iglu, 71 páginas, R$ 19) investe em causas internas ao ser humano, próprias do horror psicológico, para despertar medo do desconhecido.

Com lançamento amanhã, às 21h, em Ribeirão Pires, a obra é assinada por Luana McCain e Sérgio Simka, que firmaram parceria há um ano, a partir de oficina na Casa da Palavra, em Santo André. Os traços são do ilustrador do Diário Seri, que teve liberdade para deixar a imaginação fluir. "O livro não descreve a personagem principal em momento algum. Parti do princípio de que é adolescente", explica Seri. As cenas foram escolhidas por ele, que utilizou a técnica bico de pena para as imagens do miolo, em preto e branco.

Indicada para adolescentes e adultos, a obra de capítulos curtos e linguagem simples tem história narrada em primeira pessoa. Na trama, Dolores enfrenta situações sobrenaturais quando a família se muda para um casarão antigo.

Lá, encontra guarda-roupa assombrado e a sucessão de acontecimentos indica perigo.
O livro dá margem a várias interpretações. "Talvez o guarda-roupa seja um problema que Dolores projetou ou pode ser sonho", diz Simka, de Mauá, que é professor universitário.

Parte do enredo foi inspirado em vivências de Luana, 21 anos, que estuda letras em Santo André: "Vivi situações sobrenaturais, ouço vozes, tenho premonições. Às vezes, sinto que pessoas estão por perto, mas não há ninguém". Seu processo criativo é peculiar. "Passo dez horas por dia no quarto escuro, em frente ao computador", diz. Há um ano começou a escrever literatura de horror, orientada por Simka. E tem mais 11 originais voltados ao gênero. "Não curto romances melosos. Não gosto de mocinhos. Prefiro coisas mórbidas, situações sangrentas que prendem a atenção".

Para o professor, fã do segmento, o ser humano sempre gostou de sentir medo. "Enquando apavora, desperta a curiosidade, impulsiona a pensar se é real", aponta.

Esse é o primeiro volume da série Horror, composta por cinco títulos independentes. O segundo tem lançamento previsto para 2011. Para Simka, o gênero tem público, mas o mercado restringe espaço a nomes estrangeiros. "O nosso subdesenvolvimento cultural acaba aceitando o que vem de fora com cabeça baixa. É preciso dar oportunidade para os novos autores", argumenta.

O Enigma do Guarda-Roupa Livro.Lançamento amanhã, às 21h. Nas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (auditório) - Rua Coronel Oliveira Lima, 3.345, Ribeirão Pires. Tel.: 4822-8522. Preço da obra: R$ 19.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;