Internacional Titulo
Presidente da Geórgia destitui gabinete
Por Das Agências
01/11/2001 | 10:48
Compartilhar notícia


O presidente da Geórgia, Eduard Shevardnadze, destituiu esta quinta-feira todo o governo depois de uma polêmica intervenção policial no canal de televisão independente Rustavi 2, anunciou Zurab Zhvania, presidente do Parlamento.

Zhvania interrompeu as discussões no parlamento, reunido em sessão extraordinária para examinar a crise, e anunciou que Shevardnadze acabara de assinar um decreto pondo fim às funções do Governo.

Shevardnadze já havia ameaçado tomar tal decisão se o Parlamento impusesse a saída do ministro do Interior, Kaja Targamadze. Esta ameaça fez com que os legisladores hesitassem, embora estivessem dispostos a exigir a renúncia do ministro.

A batalha política em torno do canal Rustavi 2 levou esta quarta-feira à renúncia do ministro da Segurança Estatal, Vajtang Kutateladze.

A alegação para a intervenção é que os oficiais queriam verificar os documentos e livro caixa do canal. Cerca de mil funcionários do canal fizeram uma manifestação de protesto, enquanto que Zhvania descreveu a ação como "um ataque aberto contra a liberdade de expressão".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;