“A questão da privatização não é um dogma no PT. Nós somos contra ela e sim ao tipo de privatização feita no país, como no setor energético e também nas estradas que viraram verdadeiras praças de pedágio. Essas privatizações privilegiaram interesses suspeitos”, disse o presidente da ETCD, William Ali Chaim. Ele acrescentou que a questão de privatizar o transporte público “já foi quebrado há muito tempo no PT”.
Ele explicou que se o sistema for privatizado em Diadema a gestão do transporte ficará nas mãos do poder público, que vai regulamentar o sistema. “É o poder público que definirá também o valor das tarifas”, disse o presidente.
Chaim salientou que a empresa tem de passar por ajustes urgentes pois, caso contrário, ela terá de encerrar suas atividades. Ele acrescentou que se o déficit não for reduzido a ETCD poderá ser extinta. Uma outra empresa, com outro nome, seria criada. “A empresa deixará de ser operadora para ser gestora do transporte”, afirmou.
Caso Diadema faça uma licitação para a concessão das linhas de ônibus da cidade, vai adotar a mesma medida do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), tomada no mandato passado (1997 a 2000). Até então, o sistema era operado pela EPT (Empresa Pública de Transporte de Santo André), que hoje cuida apenas do gerenciamento do transporte.
O prefeito de São Bernardo, Maurício Soares (PPS), também optou há alguns anos pela privatização do sistema que era operado pela ETC (Empresa de Transporte Coletivo).
O Sindicato dos Rodoviários do ABC é contra a privatização do transporte em Diadema. “A ETCD é a única empresa pública que restou na região. Não queremos que ela também seja privatizada”, disse Benedito Aparecido Firmino, secretário do sindicato.
A ETCD deve mais de R$ 58 milhões. “Quando assumimos a empresa, havia um déficit de quase R$ 10 milhões e reduzimos para quase R$ 5 milhões em cinco meses”, disse Chaim.
A despesa prevista para este ano é de R$ 17 milhões. A previsão de gastos com pessoal é de R$ 12 milhões. A ETCD prevê ainda R$ 6,4 milhões de custeio, R$ 1 milhão de investimentos e outros R$ 2,7 milhões de encargos.
A situação da ETCD só não é pior porque R$ 38,6 milhões de dívida foram transferidos para a Prefeitura. As principais dívidas referem-se ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Para diminuir o déficit, a principal proposta da ETCD é a redução de 15% no salário, sendo 10% a partir de 1º de junho e 5% a partir da renovação da frota. Quem tem férias vencidas teria o direito ao valor da mesma sem redução de salário.
As indenizações nas rescisões contratuais seriam sobre o valor do salário da época da demissão mais o percentual reduzido. A estabilidade proposta aos funcionários é pelo período de um ano a partir de 1º de junho.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.