Economia Titulo
FHC destaca avanços do Mercosul em seus dez anos de existência
Por Das Agências
27/03/2001 | 00:27
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso destacou nesta segunda-feira os avanços alcançados pelo Mercosul, formado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, em seus dez anos de existência.

As declarações de Fernando Henrique sobre o bloco regional, criado em 23 de março de 1991, foram divulgadas aos jornalistas pelo porta-voz do Palácio do Planalto, Georges Lamazière, em seu tradicional briefing noturno na sede do governo.

FHC comentou que, nestes dez anos, o Mercosul promoveu uma mudança profunda nas relações entre os países-membros, embora eventualmente haja problemas conjunturais, como alguns que já afetaram o Brasil e agora atingem a Argentina.

"Os países têm conseguido superá-los para levar adiante o processo de integração", disse o presidente brasileiro, acrescentando que "houve uma intensa cooperação na área de harmonização e elaboração de normas em diversas áreas, como Justiça, Educação, Saúde, Transportes e Comunicações".

Ainda segundo Lamazière, o presidente Fernando Henrique acredita que "o Mercosul, no campo político, teve um papel fundamental como fator de consolidação da vocação democrática dos países que o integram, por meio de sua adoção de uma cláusula democrática".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;