Internacional Titulo
Embaixada brasileira no México prevê ajustes para pedidos de visto
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
10/09/2005 | 13:58
Compartilhar notícia



A suspensão do acordo que dispensava o visto para brasileiros em viagem ao México e de mexicanos com destino ao Brasil passa a valer no dia 23 de outubro. Até lá, a embaixada brasileira no México espera reestruturar o setor consular para atender os turistas interessados em visitar o Brasil. Calcula-se que o número de pessoas na embaixada em busca do visto seja de 150 a 200 por dia a partir daquela data. Com base em estatísticas de 2003, último ano em que o visto foi cobrado, a procura anual deve incluir 30 mil mexicanos.

"Estamos neste momento nos preparando para esse esforço administrativo. Existe uma série de procedimentos que deve ser observada para recebermos os mexicanos da forma mais rápida, eficiente e simpática possível", afirma o chefe da seção consular da Embaixada do Brasil no México, Gustavo Guimarães, que hoje conta com seis funcionários no setor, número considerado insuficiente para o breve aumento na demanda por vistos.

O diplomata brasileiro explica que, como o acordo foi suspenso a pedido do México e não cancelado ("denunciado", no jargão diplomático), o visto volta a ser necessário em 45 dias, metade do tempo previsto nos casos de cancelamento. Com isso, os mexicanos acenam para, em tese, uma possível revisão do ato, mas também deixam claro a disposição para retomar a exigência do visto em um prazo mais curto.

A representação diplomática mexicana no Brasil conta com uma estrutura que inclui, além da embaixada, sete consulados. Nos anos 90, o México chegou a receber 200 mil turistas brasileiros. A maior parte deles com destino a Cancún. Em 2004, esse número baixou para 60 mil, em conseqüência do desaquecimento da indústria do turismo no Caribe.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;