Cultura & Lazer Titulo
Justiça dos EUA decreta fechamento do site Napster
Do Diário OnLine
27/07/2000 | 09:18
Compartilhar notícia


A Justiça dos EUA decretou o fechamento do polêmico site Napster, que permite o download de músicas em formato MP3 através da internet. Até a quarta-feira passada a suspensao era tida como temporária determinada pelo juiz de Sao Francisco, que acusa o Napster de estar violando as leis de direito autoral.

Além do site estar envolvido nesta polêmica ,é acusado também de roubar a música faixa-título do novo CD da cantora Madonna. Segundo responsáveis da indústria da música, os prejuízos já estao por volta de 300 milhoes de dólares, mas o site argumenta e diz que os usuários nao estao violando leis autorais pois apenas usam a página para trocar músicas entre eles sem qualquer interesse comercial justificável. Além de acatar a decisao judicial terao que pagar uma indenizaçao de 5 milhoes de dólares.

Acessando o site do Napster, era possível reproduzir as músicas para os discos rígidos de seus computadores e fazer seu próprio arquivo musical sem ter custo algum. Milhares de internautas e fas da música têm entrado na página do site na esperança de baixar músicas em MP3 antes que o site seja fechado.

Segundo a justiça nacional,a decisao entra em vigor a partir da meia-noite de sexta-feira no horário de Sao Francisco (as quatro da manha no horário de Brasília). O advogado de defesa do Napster,David Boies, diz que a empresa irá recorrer imediatamente




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;