Internacional Titulo
Teleférico despenca e mata 21 pessoas na França
Por Do Diário do Grande ABC
01/07/1999 | 10:05
Compartilhar notícia


Vinte e uma pessoas morreram na queda de um teleférico, esta quinta-feira, em Saint-Etienne-en-Dévoluy, na regiao dos Alpes franceses. Segundo a Prefeitura local, o cabo se rompeu, por motivos ainda desconhecidos, quando o bondinho estava quase chegando a seu destino, um observatório astronômico no local conhecido como Pico de Bure. A cabine caiu de uma altura de 80 metros, matando todos os ocupantes.

Trata-se do mais grave acidente do tipo na França, em pelo menos 30 anos. O balanço exato de vítimas ainda pode mudar. Vinte corpos foram encontrados no local, mas testemunhas garantem que havia 21 ocupantes na cabine. A maioria das vítimas era de empregados do observatório de Pic-de-Bure, entre eles alguns cientistas, mas havia também trabalhadores de uma empresa de limpeza e quatro empregados de telecomunicaçoes de Marselha.

Jean-Charles Simiand, delegado-geral do Sindicato Nacional de Teleféricos, destacou que o bondinho tinha passado por uma revisao completa no ano passado. Durante a revisao, que acontece no máximo a cada 15 anos, todas as peças sao verificadas, uma a uma. Segundo Simiand, ``na França se efetuam os controles mais rígidos do mundo' em matéria de teleféricos.

O teleférico do pico de Bure está reservado aos empregados do observatório ou para as pessoas que trabalham no lugar e nao é utilizado pelos turistas, informou a prefeitura. Uma capela ardente foi erguida na igreja da comunidade, que fica próxima do local do acidente. O ministro do Interior, Jean-Pierre Chevènement, é esperado no povoado.

O presidente Jacques Chirac e o Primeiro-Ministro Lionel Jospin expressaram esta quinta-feira, no Conselho de ministros, suas condolências aos familiares das vítimas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;