Internacional Titulo
Macacos podem transmitir herpes ao homem
Por Do Diário do Grande ABC
14/09/2000 | 12:19
Compartilhar notícia


A caça destinada a abastecer os mercados locais de carne de animais selvagens, em particular os grandes símios (macacos de grande porte) aumentou os riscos de contágio de herpes na Africa Central.

``Este problema surgiu verdadeiramente há dois ou três anos, quando o agravamento da situaçao sócio-econômica converteu a caça na única fonte de rendas para muitas pessoas', declarou Caroline Tutin, primatóloga do CIRMF, em um recente encontro realizado no Instituto Pasteur sobre o aparecimento de novas enfermidades.

O principal perigo de contágio nao é o consumo de carne preparada e sim a transmissao por sangue, quando ocorrem mordidas ou ferimentos durante a caça ou esquartejamento do animal.

A Aids é muito provavelmente a primeira conseqüência deste tipo de contágio. Com o empobrecimento geral registrado na Africa, a carne de animais selvagens passou a ser mais barata do que a de gado, e está sendo cada vez mais vendida nos mercados do continente.

Novos vírus de herpes associados ao sarcoma de Kaposi, que é potencialmente transmissível ao homem, foram identificados por cientistas franceses em gorilas e chimpanzés da Africa Central, anunciou esta quinta-feira a revista científica ``Nature'.

Antoine Gessain, do Instituto Pasteur de Paris, e seus colegas do Centro Pasteur de Camaroes e do Centro Internacional de Pesquisas Médicas do Gabao (CIRMF) fizeram esta descoberta ao decifrar a seqüência de um fragmento de vírus obtido a partir de amostras de sangue de 25 chimpanzés e cinco gorilas nascidos em estado selvagem.

Existem três subfamílias de vírus de herpes: alfa, beta e gama. Um destes vírus, o gama 2 ou radinovírus, associado ao câncer de pele conhecido pelo nome de sarcoma de Kaposi, já havia sido diagnosticado em uma forma muito parecida encontrada em alguns animais, entre os quais macacos de distintos continentes, mas até agora nao havia sido encontrado em um símio antropóide, como o gorila ou o chimpanzé.

A equipe de cientistas identificou três entre os animais examinados. De todos os estudados até agora, esses vírus sao os mais próximos das formas que afetam o homem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;