Política Titulo
Lula convida presidente do Cazaquistão a investir em biocombustível
Do Diário OnLine
27/09/2007 | 16:34
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira no Palácio do Planalto, em Brasília, o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbáyev, e convidou o companheiro para investir na produção de biocombustíveis.

“Expliquei como o etanol e o biodiesel podem ajudar a combater o aquecimento global, reduzindo as emissões de gás carbônico”, disse Lula. O Cazaquistão possui a sétima maior reserva de petróleo do mundo.

O presidente brasileiro lembrou que ele e Nazarbáyev participaram, nesta semana, da Assembléia Geral da ONU Organização das Nações Unidas), em Nova York (EUA), em que Lula defendeu o uso dos combustíveis verdes. “O Cazaquistão apresenta todas as condições para tornar-se um parceiro privilegiado do Brasil na revolução dos combustíveis verdes”, completou o brasileiro.

Lula também agradeceu o apoio do país da Ásia Central ao pleito brasileiro de ter uma cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O Brasil também declarou apoio à entrada do Cazaquistão na OMC (Organização Mundial do Comércio).

Lula lembrou o fato de ele e Nazarbáyev terem sido metalúrgicos. “Agora, à frente de nossos governos, enfrentamos os desafios do desenvolvimento econômico, da inclusão social, da democracia política”.

O presidente Nazarbáyev destacou que compartilha com Lula de visões idênticas sobre os problemas sociais. Ele pediu que Lula inclua o Cazaquistão em suas viagens internacionais. “O presidente brasileiro é conhecido por ter visitado muitos países. Espero que inclua o Cazaquistão no roteiro”, afirmou.

Por ocasião da visita do presidente do Cazaquietão ao Brasil, ministros dos dois países firmaram acordos de cooperação agrícola, política, econômica e isenção de vistos para diplomatas e oficiais.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;