Cultura & Lazer Titulo
Dia do Quadrinho Nacional com heróis importados
Por Adriana Feder
Especial para o Diário
29/01/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


Amanhã é o Dia do Quadrinho Nacional e será comemorado em São Caetano em evento promovido pela Secretaria de Cultura em parceria com a Editora Panini. As atrações vão das 13h às 18h, com entrada franca, no Estação Jovem (piso superior do Terminal Rodoviário. Tel.: 4228-5518).

O evento contará com exposição de livros da Marvel, DC e Mauricio de Sousa, lançados pelo selo Panini Books, além de troca de HQs. O visitante poderá levar livros ou gibis e trocá-los por outros em mesmo estado de conservação.

Para abrir a comemoração, às 13h, haverá bate-papo sobre o Quadrinho no Brasil com editores e ilustradores convidados. Um dos temas são os 75 anos da DC no País, editora responsável por títulos como Batman e Superman.

Bernardo Santana, editor da DC e integrante da mesa, diz que a editora preparou lançamentos especiais em comemoração ao aniversário, mas eles só serão anunciados no evento. O debate ainda contará com Rodrigo Souza (revistas da Marvel) e Beatriz Moreira Berto (mangás Shojos) e ilustradores convidados.

"Na midiateca do Estação Jovem há cerca de 5.000 itens de cultura pop. Desses, 2.000 são quadrinhos, disponíveis ao público também no dia do evento", explica a coordenadora da juventude de São Caetano, Mariana Perin.

Também às 13h, haverá o lançamento da coleção Marvel, com o título Homem-Aranha - Grandes Poderes, além de sorteios de brindes. A partir das 15h, terá início o workshop Desenho em Quadrinhos, com Edson Pelicer.

SANTO ANDRÉ
No mesmo dia, outro evento celebrará a data. É o 8º Encontro dos Cartunistas do ABC e São Paulo, que acontece das 15h às 20h, no Fran's Café Portugal (Av. Portugal, 1.126), em Santo André, com organização de Mario Mastrotti. Neste ano, o tema são os 100 anos da morte de Ângelo Agostini, cartunista que publicou a primeira história em quadrinhos brasileira no dia 30 de janeiro de 1869, daí a inspiração para o Dia Nacional do Quadrinho ser comemorado nessa data.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;