Economia Titulo
Gabrielli nega problemas de caixa na Petrobrás
Por
02/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, negou que a empresa esteja com problemas de caixa. Em entrevista coletiva ele disse que o empréstimo tomado pela Petrobras junto à Caixa Econômica Federal - e denunciado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB) em plenário - foi trivial e corriqueiro.

"Não há porque esconder ou criar situação excepcional em cima deste fato. Se fosse verdade (que a Petrobras está com dificuldade de caixa), aí sim é que não se deveria fazer este escândalo. Se estivéssemos em situação dramática, nós quebraríamos e a irresponsabilidade seria ainda maior", afirmou em tom exaltado.

Ao lado do senador Aloizio Mercadante (PT), Gabrielli reiterou que deve ir ao Senado amanhã explicar o evento ocorrido. "É preciso perceber que qualquer empresa, e particularmente uma empresa do tamanho da Petrobras, funciona com fluxo de caixa que vem das suas atividades operacionais, e com os fluxos que ela obtém de atividades de empréstimos", disse, lembrando que a companhia combina a geração própria com empréstimos para cobrir as suas despesas operacionais, as amortizações das dívidas passadas, pagamento de dividendos e investimentos novos.

Além disso, Gabrielli lembrou que no mês de outubro houve a ocorrências de alguns fenômenos de ordem financeira que exigiram o empréstimo. Um destes fatores foi o de que a companhia teve que pagar royalties de petróleo referentes aos três meses anteriores, quando o barril ainda estava cotado a US$ 150.

Outro ponto citado por Gabrielli foi a valorização dos ativos da companhia no mercado internacional que, apesar de não gerarem caixa, exigem um pagamento de tributos sobre o valor adicionado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;