Política Titulo Investigação
Ribeirão aprova CPI da Saúde

Vereadores, por unanimidade, autorizam criação
de comissão para investigar o setor do governo

Por Caio dos Reis
Especial para o Diário
25/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A Câmara de Ribeirão Pires aprovou o requerimento para criação de CPI para investigar a área da Saúde no município. O documento foi apresentado pelo correligionário do prefeito Saulo Benevides (PMDB), o vereador Rubens Fernandes da Silva, o Rubão, e contou com a adesão de todos os 17 parlamentares. O presidente da Casa, José Nelson de Barros (PSD), disse que irá indicar os cinco integrantes da comissão no prazo de dez dias.
A sessão que garantiu o aval à CPI foi marcada por polêmicas políticas e confronto na plateia (veja mais ao lado). “Fico feliz em ver o documento ter toda essa adesão. É algo inédito uma CPI ser criada com todos os vereadores sendo favoráveis”, comemorou o parlamentar Rubão.

O vereador já tinha oito assinaturas ao documento e estava em busca de mais uma para fazer com que o Legislativo autorizasse a investigação interna. Saulo orientou a base governista a enfraquecer a CPI.

A estratégia montada foi a apresentação de outra CPI, com assinaturas de situacionistas, mas com abrangência bem menor do que a proposta por Rubão. A investigação do peemedebista engloba contratos da Secretaria da Saúde com a FUABC (Fundação do ABC) e Santa Casa, qualidade do serviço prestado, motivos da falta de médicos, processo de licitação para construção de Hospital Municipal e as causas que provocaram o fechamento da Farmácia Popular, por exemplo.

Ainda contando com maioria na Casa, Saulo esperava que essa CPI fosse aprovada. Porém, com plenário lotado e pressionado por lideranças de oposição, vereadores da sustentação sinalizaram que também rubricariam a CPI da Saúde formulada por Rubão. Ou seja, a comissão da oposição já teria votos suficientes para ser instalada.
Para não haver repercussão negativa e abrir possibilidade de controle da CPI, Saulo autorizou toda base a votar a favor do requerimento de Rubão. Já houve orientação para que Zé Nelson, governista, seja o responsável pela nomeação dos integrantes da CPI.

O grupo será formado por cinco vereadores, sendo que os postos de destaque são a presidência e a relatoria. O governo já mira pegar as duas vagas e indicar um terceiro situacionista como forma de blindar completamente a administração na investigação legislativa. “A CPI vai ser instalada. Vou pensar bem agora para definir os integrantes da comissão”, despistou Zé Nelson.

BLOCO DE OPOSIÇÃO
Ontem, em meio à discussão da CPI, foi anunciada a criação do G-8, grupo de oposição a Saulo na Casa. A bancada é formada por Renato Foresto (PT), Rubão, Eduardo Nogueira (SD), Gabriel Roncon (PTB), Silvino de Castro (PRB), Berê do Posto (PMN), Flávio Gomes (PPS) e Diva do Posto (PR). 

GCM prende munícipe, mas população reclama de abuso

A GCM (Guarda Civil Municipal) teve trabalho para manter os ânimos na sessão de ontem em Ribeirão. Do lado de fora, um munícipe foi preso pela guarda-civil após ameaçar jogar pedra nas janelas da Casa. Mesmo imobilizado, autoridade espirrou gás de pimenta em seu rosto. 

Indignados com a ação da guarda, populares protestaram contra a atitude. A GCM alegou que o morador apresentava sinais de embriaguez. Houve discussão.

Também ontem, vereadores aprovaram revogação da cesta básica a servidores, o que também gerou revolta de funcionários presentes à sessão. Agora, trabalhadores serão obrigados a utilizar o cartão-servidor, criado pelo governo Saulo Benevides (PMDB) para fomentar o comércio local. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;