Cultura & Lazer Titulo
Voz e alma de Adoniran
Por Karla Machado
Do Diário do Grande ABC
28/08/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Composições de Adoniran Barbosa invadem amanhã o Espaço Verde Chico Mendes (Rua Fernando Simonsen, 566), em São Caetano, sob o comando do Demônios da Garoa. Os veteranos do samba paulistano lembram o centenário do cantor e compositor a partir das 15h, com as antológicas Trem das Onze, Saudosa Maloca e Samba do Arnesto. A entrada é gratuita.

Principal intérprete de Adoniran, o grupo formado por Sérgio Rosa (pandeiro e afochê), Roberto Barbosa (cavaquinho), Izael Caldeira da Silva (timba), Ricardo C. Rosa (percussão) e Dedé Paraizo (violão) tem excursionado pelo Brasil com uma série de homenagens ao sambista, com quem dizem ter estabelecido "um casamento que deu certo".

"Adoniran foi essencial para o sucesso do grupo e vice-versa. Por causa dele é que o conjunto existe há quase 67 anos", reconhece Barbosa, mais conhecido como Canhotinho.

De sua convivência com o compositor, o cavaquinista destaca o bom humor do amigo, presente mesmo nas horas mais inesperadas. "Fui uma vez visitá-lo no hospital e o médico perguntou: ‘ O senhor toma álcool?' E ele disse: ‘Só quando não tem cachaça'", lembra, aos risos.

O bom humor e a simplicidade do compositor, traduzidos nas letras que unem o linguajar dos imigrantes italianos e expressões típicas do interior de São Paulo, renderam ao grupo o mérito de ter suas mais antigas canções na ponta da língua dos mais novos fãs. "Em nossos shows, crianças de 8 anos cantam todas as músicas de cor", orgulha-se.

A lacuna deixada por Adoniran, diz ele, dificilmente será preenchida. "Hoje tentamos gravar algum sucesso que chegue a pelo menos 10% de Trem das Onze".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;