Setecidades Titulo
Cavaleiros realizam manifestação solitária
Michelly Cyrillo
Do Diário do Grande ABC
23/09/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


O Dia Mundial Sem Carro passou praticamente em branco no Grande ABC. As prefeituras da região realizaram apenas ações de conscientização por conta da Semana Nacional de Trânsito. Diferentemente do que ocorreu na Capital, horários dos transportes coletivos não foram estendidos. Nem mesmo os prefeitos das sete cidades deram exemplo deixando seus carros em casa.

O Grande ABC possui frota de 1.352.084 veículos e sofre congestionamentos diários, conforme mostrou recente série de reportagens sobre os gargalos no trânsito da região.

Como apoio solitário e voluntário ao movimento, um grupo de nove comerciantes de São Bernardo cavalgou até a Avenida Paulista como forma de adesão ao movimento.

Seis cavaleiros saíram por volta de 8h30 do bairro Cooperativa, cruzaram a cidade de Diadema e algumas avenidas da Capital. O percurso de aproximadamente 25km foi realizado em 4 horas.

Com camisas estampadas explicando a intenção da cavalgada, o grupo motivou palmas, gritinhos e assobios por onde passou. Principalmente as crianças se entusiasmavam ao ver os bichos.

O trajeto correu sem incidentes e os animais, visivelmente bem tratados, se mostraram tranquilos em meio a carros, ônibus e caminhões. Foi necessária uma pausa para banhar as montarias, devido ao sol forte enfrentado no percurso.

Montados em bois, outros três integrantes do grupo encontram os cavaleiros no início da Paulista e todos rumaram até o Parque Trianon, em frente ao Masp. Os animais ficaram em exposição por cerca de duas horas. No meio da tarde o grupo retornou.

"Estava de carro na Avenida Paulista há quatro anos, quando fiquei sabendo do Dia sem Carro pelo rádio. Então tive a idéia de vir a cavalo e chamei alguns amigos. Fomos em seis cavalos no primeiro ano e, em 2009, fomos em 12. Achamos importante chamar a atenção das pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente. Quem iria imaginar cavalos e bois no coração de São Paulo?", disse o organizador, o comerciante Gláucio Gomes do Nascimento, 47 anos.

"Na correria do dia a dia é complicado não utilizar o carro. Nós temos os cavalos para o lazer. Mas, a data é especial, uma maneira de chamar a atenção para um problema mundial, os políticos precisam investir mais em transporte público e a população precisa cobrar isso", disse o comerciante Rogério Barbosa da Silva, 45 anos.

Se o objetivo era atrair olhares para a causa, deu certo. "Dia Mundial Sem Carro. Gostei. Boa iniciativa desses homens. Mas, estranhei ver a ação, parecia pegadinha", contou a controler Iris Alvs, 47 anos, ao passar pelos animais.

BAIXA ADESÃO
No Grande ABC, apenas Ribeirão Pires informou que a frota da administração foi usada apenas para serviços essenciais. São Caetano lançou ontem campanha Trânsito Amigo, com a distribuição de uma cartilha com dicas de cidadania, convivência e tolerância, segurança, entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;