Nacional Titulo
Paraguaios procuram vacina contra dengue no PR
Do Diário do Grande ABC
26/02/2000 | 13:54
Compartilhar notícia


As quatro mortes com suspeita de dengue hemorrágica e o anúncio de mais de três mil casos de dengue notificados na fronteira com Foz do Iguaçu (PR) neste ano está levando centenas de moradores de Ciudad del Este ao posto de vacinaçao da Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai. Desinformados sobre a doença, os paraguaios estao confundindo dengue com febre amarela, que tem imunizaçao por vacina.

Mesmo informados de que nao existe vacina contra dengue, os paraguaios insistem em ser imunizados. As duas doenças sao transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes Aegypti, mas têm sintomas diferentes. A procura em massa pela vacinaçao está causando tumulto no lado brasileiro da aduana. A grande incidência de dengue no país vizinho preocupa os agentes sanitários brasileiros.

Em Foz do Iguaçu há oito casos confirmados de dengue e outros 71 suspeitos. Nas cidades paraguaias há 40 vezes mais focos de procriaçao do mosquito Aedes Aegypti do que o tolerado pela Organizaçao Mundial da Saúde. O receio é de que os sacoleiros que fazem compras no Paraguai contraiam a doença na fronteira e a propaguem no Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;