Cultura & Lazer Titulo
Tradição da Portela é destaque do 'Ensaio'
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
15/09/2002 | 19:47
Compartilhar notícia


  Programe-se para não perder na terça o programa Ensaio inédito que a TV Cultura exibe à meia-noite. É uma aula de solidariedade artística, uma amostra de como diferentes gerações podem e devem trabalhar juntas em prol da arte genuína, no caso, samba do bom. Jair do Cavaquinho e Argemiro Patrocínio, com a discreta participação de Marisa Monte, mostram o que a Velha Guarda da Portela tem de melhor. A direção é de Fernando Faro.

A cantora Marisa Monte entra nessa história efetivamente como produtora, responsável pelo registro em CD de sambas que antes somente faziam parte da tradição oral portelense. Em retribuição, o pandeirista Seu Argemiro, 78 anos, e Jair do Cavaquinho, 82, exibem sua experiência e generosidade. Nos últimos shows a dupla tem apresentado a jovem cantora Teresa Cristina.

É ela quem canta já nos primeiros minutos do programa Eu e As Flores e o lírico samba Amém. Marisa Monte interpreta A Chuva Cai, um dos maiores sucessos compostos por Argemiro e Casquinha, que ocupou o topo das paradas em 1978 na voz de Beth Carvalho. Seguindo o formato do programa intimista criado por Fernando Faro, todos devem comentar suas histórias e o feliz encontro.

Argemiro Patrocínio nasceu no subúrbio carioca de Piedade e para sobreviver trabalhou boa parte da vida consertando geladeiras. Ele afirma ter aprendido tocar pandeiro observando os outros e guarda na memória mais de 200 composições inéditas. Gravou seu primeiro disco solo recentemente pelo selo Phonomotor de Marisa Monte.

Jahyr de Araújo Costa, o Jair do Cavaquinho, teve músicas gravadas por Nara Leão e Elisete Cardoso. Com o instrumentista, no primeiro disco do conjunto A Voz do Morro, Paulinho da Viola gravou pela primeira vez. Jair orgulha-se de ter participado de momentos que ajudam a contar a história do samba, como o show Rosa de Ouro, que revelou Clementina de Jesus. Também teve seu álbum lançado pela produtora Marisa Monte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;