Turismo Titulo Cáceres
Tesouro histórico
Por Do Diário do Grande ABC
25/11/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Os títulos conquistados por Cáceres dão apenas uma ideia do que o turista encontrará. Terceiro conjunto monumental de maior importância da Europa e declarada Cidade Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1986, Cáceres é exemplo perfeito de conservação. Em sua área antiga, repleta de palácios e igrejas, tem-se a impressão de que o tempo não passou, pois tudo é original.

Boa parte da história de Cáceres é contada do lado de dentro de suas muralhas, reconstruídas no século 12.

Ao caminhar pelo centro antigo, o turista encanta-se com a harmonia e a unidade da vista. Nas construções de pedra, os mais variados tons de marrom. A Casa Palácio do Aljibeo ou Das Veletas, do século 15, merece visita em seu interior.

Um dos palácios mais interessantes de Cáceres, o dos Golfines de Abajo mistura fachada em estilo plateresco, com elementos góticos. Construções religiosas também contribuem com a bela paisagem. Em frente à Igreja de Santa Maria, moças solteiras fazem parada obrigatória para beijar os pés da estátua de San Pedro de Alcantara, o casamenteiro.

O Convento de San Pablo também merece visita para uma compra, no mínimo, inusitada. Freiras enclausuradas vendem doces. Para adquirir a guloseima, o turista faz o pedido para a freira, sem a ver. Em seguida, coloca o dinheiro em uma plataforma circular de madeira. Quando a gira, o doce vem com o troco.

O centro histórico de Cáceres também é cenário para festas típicas, como a Semana Santa. As confrarias (grupos religiosos com vestimentas típicas) seguem em procissão por toda área antiga.

A visita feita de dia, deve ser repetida à noite, principalmente de sexta-feira e sábado. É aí que a cor marrom dá lugar ao amarelo vibrante das luzes.

O branco das torres da Igreja de San Francisco Javier, na Praça São Jorge, faz com que a construção barroca do século 18 se destaque na paisagem.

No bairro de Santo Antonio, a antiga juderia, o cenário também é branco. Os judeus foram expulsos em 1492; as casinhas, no entanto, continuam preservadas, como o centro histórico. Roteiro inesquecível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;