Cultura & Lazer Titulo Unesp
Soma de artes

1º Encontro Latino-americano de Teatro do Oprimido e Dança Contemporânea acontece a partir de hoje e vai até sábado

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
14/07/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


Duas novidades têm agitado os trabalhos do Grupo Revolução Teatral, de Santo André. Uma delas, ocorrida em março, a conquista de sede na favela dos Eucaliptos, na região do Cata Preta. Outra é a participação na elaboração do 1º Encontro Latino-americano de Teatro do Oprimido e Dança Contemporânea, que acontece a partir de hoje até sábado, no Instituto de Artes da Unesp (Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271. Tel.: 3393-8605).

Acampados na universidade, interessados nas técnicas do grupo, que funde o Teatro do Oprimido de Augusto Boal ao método Laban de dança, irão discutir seu trabalho. "Já temos 60 participantes, 14 pessoas vindas da Argentina e Uruguai, que se interessaram por nosso trabalho quando fomos nos apresentar nesses países", conta Armindo Rodrigues Pinto, diretor do Revolução Teatral.

"Sem verba nenhuma, apenas com o espaço cedido, será um encontro de voluntários", completa o diretor.

A programação começa hoje às 9h, com apresentação do Grupo de Teatro do Oprimido da Unati e palestra com o professor de Filosofia Anderson Sousa Zanetti.

Em seguida, das 14h30 às 18h30, há fórum entre os grupos e apresentações em sarau.

Nos dias 15 e 16, Flávio Silva apresenta a oficina Paisagem Sonora e Teatro do Oprimido, das 9h às 12h. Nesses mesmos dias, à tarde, das 14h30 às 18h30, Armindo e Jane Vieira ministram a oficina Teatro do Oprimido e Dança.

"Vamos contextualizar nosso trabalho, o teatro do oprimido com a dança. Consideremos nossa ferramenta de trabalho o corpo, nossas apresentações não têm texto." No último dia, sábado, Sérgio Carvalho, diretor da Cia do Latão, de São Paulo, apresenta o debate Teatro Político Hoje, às 9h.

Barracão - A nova sede, denominada Barracão do Campo, espaço construído em madeira e que estava sem uso junto ao campinho de futebol da favela dos Eucaliptos. Logo, por iniciativa de moradores da comunidade - entre eles Valter Silva, o Valtinho, que ministra oficina de técnicas circenses com as crianças locais - o grupo foi convidado a tomar conta do espaço.

"Nossa ideia é transformar o espaço em um miniteatro. No dia 8 de agosto pretendemos fazer uma festa que dê início às oficinas de teatro para crianças e jovens e de dança de salão para adultos", diz. Além disso, o grupo planeja a criação do Clube das Mães, que, segundo Armindo, será espaço para fomentar nos adultos a importância do teatro como ferramenta de discussão social.

"É um trabalho de guerrilha, como chamo. A favela inteira não vai, mas se você pega cinco ou seis pessoas, elas servem como semente para cooptar cada vez mais pessoas no futuro", entende Armindo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;