Economia Titulo Protesto
Funcionários protestam contra a Quattor
Por Vivian Costa
Do Diário do Grande ABC
13/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Os trabalhadores do Pólo Petroquímico de Capuava (Santo André/Mauá) realizaram um protesto na manhã de quarta-feira contra as medidas adotadas pela Quattor - resultado da união de negócios petroquímicos da Petrobrás com a companhia Unipar - como demissões e falta de contraproposta na última reunião.

Segundo Heli Alves, dirigente do Sindicato dos Químicos do ABC, os trabalhadores resolveram esperar até o dia 10 de dezembro para votarem a contraproposta apresentada pela empresa. A reunião vai acontecer na DRT (Delegacia Regional do Trabalho) de Santo André.

Os trabalhadores começaram a brigar por seus direitos depois que a empresa demitiu 89 funcionários sendo 20 de Capuava, no final do mês passado.

Segundo o sindicato, a empresa informou que não fornecerá a tradicional cesta de Natal este ano com a justificativa de estar passando por uma crise. Além disso, ainda de acordo com a versão da entidade, recusa-se a negociar com os trabalhadores e entidades representativas. "Essa situação tem deixado apreensivos todos os 900 trabalhadores da Quattor", comenta Alves.

Após o ato de protesto na frente da portaria da PQU, os manifestantes seguiram em passeata para a portaria da Unipar, onde realizaram outro ato de protesto. Além dos trabalhadores, sindicalistas e funcionários da Quattor também compareceram. "Foi praticamente a primeira ação em conjunto da rede, que reúne os sindicatos dos Químicos do ABC, dos Químicos e Petroleiros da Bahia, dos Químicos do Rio de Janeiro e dos Químicos da Baixada Santista", aponta Heli.

Na última reunião realizada na DRT, chamada pelo Sindicato dos Químicos do ABC para tratar da renovação dos acordos de turnos e de outras pendências, a empresa não apresentou proposta e pediu os 30 dias de prazo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;