Setecidades Titulo Mário Covas
Orquestra se apresenta amanhã no Hospital Mário Covas
Por André Vieira
Especial para o Diário
11/11/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Pacientes, funcionários e qualquer pessoa interessada poderão ver amanhã, a partir das 11h30, música erudita ao vivo no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. O projeto é resultado de parceria da APM (Associação Paulista de Medicina) com a iniciativa privada e leva há cinco anos arte para unidades de Saúde do Estado.

Composta por 12 músicos, a Orquesta do Limiar é regida pelo maestro Samir Rahme, que é também clínico geral e faz pelo menos 16 apresentações por ano. No repertório do grupo, composições de Vivaldi, Bach, Ennio Morricone e Villa-Lobos. Os shows duram em média 50 minutos.

"Fazemos peças de caráter popular e de ritmos brasileiros, que tocam muito as pessoas", disse Rahme. "A música quando entra no ambiente hospitalar tem a função de contrapor aquele ambiente carregado, mas que é também de esperança, já que as pessoas esperam poder sair melhores do que quando entraram."

Para aumentar a sensibilidade dos ouvintes, em determinado intervalo da apresentação, o médico e maestro pede aos expectadores que fechem os olhos e não aplaudam. "A música oferece um momento mais de introspecção do que de descontração."

Na semana passada, o grupo se apresentou pela primeira vez em uma unidade de Saúde fora do Estado, na cidade do Rio de Janeiro. Para o ano quem vem, a orquestra já tem shows marcados em quatro capitais. Cerca de 14 mil pessoas já assistiram aos concertos. "O projeto está crescendo a cada ano. Estamos aprendendo a chegar a forma ideal para se apresentar em hospitais", afirmou Rahme. (Supervisão de Daniel Trielli)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;