D+ Titulo
Alegre seu cão
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
06/04/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Nada melhor do que chegar em casa e encontrar o seu bicho de estimação à sua espera, de rabinho abanando. Por que não retribuir esse carinho proporcionando a ele momentos de alegria? É a proposta do livro Como Fazer seu Cachorro Feliz – Dicas para Conviver Muito Bem com seu Cão (Larousse do Brasil, 160 páginas, R$ 24,90), de Andrea McHugh.

 Além dessa opção, você também pode se atualizar no livro Florais para Cães (Butterfly Editora, 160 páginas,

R$ 24,90), de Jackline Pinto.

 No primeiro, com idéias criativas, a autora ajuda a melhorar o relacionamento entre o animal e o proprietário, por meio de exercícios adestramento e alimentação ideal.

 Um dos requisitos apontados como essenciais para dar alegria ao cão é o companheirismo. Como são animais de matilha, quando não estão em uma usam um outro animal ou o ser humano para substituí-la.

 Levar o animalzinho para passear também ajuda a socializá-lo e a evitar que ele fique chateado e gordo, o que causa comportamentos destrutivos. Como terapia ocupacional, a dica é dar uma variedade de brinquedos para ele. Eles têm de ser de um material que possa ser atirado, mordido ou jogado com segurança e deve ser dado como recompensa de um bom comportamento.

 O proprietário tem de ter cuidado, no entanto, com o excesso de mimos ao animal. O livro diz que ele não deve sentir-se o dono da casa, caso contrário, ficará difícil fazê-lo respeitar os humanos.

 

FLORAIS

 A autora Jackline Pinto, que é veterinária, baseou-se na experiência de aplicar Florais de Bach em seus pacientes para compor o manual prático que explica o método.

 Segundo descreve na obra, os florais têm um poder regenerativo e são portadores de energia capaz de restaurar o equilíbrio físico, mental e emocional. 

 A veterinária garante que o método não interage com medicamento e, portanto, não possui efeitos colaterais, apenas proporciona o bem-estar do animal.

Dicas

10 maneiras de deixar seu cão feliz:

1. Crie uma rotina para ele.

2. Torne a vida dele interessante com brinquedos e brincadeiras.

3. Preserve a curiosidade do filhote escondendo brinquedos

e petiscos.

4. Varie o trajeto de seus passeios.

5. Experimente novas atividades com ele.

6. Escove-o regularmente.

7. Dê-lhe tarefas para fazer,

como encontrar a coleira e

buscar seu prato.

8. Dê-lhe uma cama confortável.

9. Recompense-o quando ele se comportar bem.

10. Não deixe de lhe dizer como ele é maravilhoso.

10 maneiras de deixar seu cão infeliz:

1. Palavras ríspidas.

2. Desinteresse de sua parte. Tédio.

3. Ser afastado da família.

4. Excesso de peso.

5. Ser tratado como um bebê humano.

6. Exercícios insuficientes.

7. Não poder se expressar.

8. Não ter uma cama ou lugar próprio onde possa se refugiar e sentir-se seguro.

9. Alimentação e rotina de exercícios irregulares.

10. Má saúde e falta de cuidados veterinários.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;