Cultura & Lazer Titulo Música
Paulinho lidera indicações ao Tim
07/05/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Estreante no Prêmio Tim, Paulinho da Viola é o campeão de indicações na edição deste ano, cuja cerimônia será realizada no próximo dia 28, no Teatro Municipal do Rio. Seu Acústico MTV o levou a concorrer em sete categorias: melhor disco de samba, cantor de samba, cantor pelo voto popular (pela internet e por meio de telefone celular), e melhor canção - com três faixas (as três inéditas do CD): Bela Manhã, Talismã (com Arnaldo Antunes e Marisa Monte) e Vai Dizer ao Vento. Como são apenas três concorrentes por categoria, isso significa que o sambista já tem ao menos um prêmio garantido.

Cristóvão Bastos concorre como melhor arranjador - tendo como competidores Jota Moraes (Sambista Perfeito, de Arlindo Cruz, e Maurício Maestro, Boca Livre e Ao Vivo). Maria Bethânia, que se sagrou grande campeã do Prêmio TIM 2007, foi indicada por seu CD Dentro do Mar Tem Rio (melhor disco de MPB e também como melhor cantora de MPB e pelo voto popular).

O DVD Pedrinha de Aruanda/Bethânia Bem de Perto, com documentário de Andrucha Waddington de 2006 e outro de Julio Bressane de 40 anos antes, também está no páreo. Com ela se encontra empatado o pernambucano Siba, um dos criadores do grupo Mestre Ambrósio.

Mais indicados: Fafá de Belém (melhor cantora canção popular, disco canção popular, cantora pelo voto popular), Elba Ramalho (cantora regional, disco regional e cantora pelo voto popular), Vanessa da Mata (disco pop/rock, cantora pop/rock, cantora pelo voto popular), Fernanda Takai (as mesmas categorias de Vanessa), Luiz Melodia (cantor de samba, disco de samba, cantor pelo voto popular), Emílio Santiago (idem, só que de MPB), Martinho da Vila (idem, só que de canção popular) e Rodrigo Maranhão (revelação, cantor regional e voto popular).

No total, o Prêmio Tim tem 16 categorias. Arrasador em outros anos, o furacão Ivete Sangalo só aparece na lista dos indicados na categoria Full track (à qual concorrem músicas baixadas como toque de celular), disputando com o grupo Sorriso Maroto e a dupla sertaneja Vitor & Léo.

As escolhas foram feitas por um grupo composto de 20 jurados (críticos, jornalistas e músicos). Eles selecionaram 394 CDs e 42 DVDs. O homenageado deste ano será o sanfoneiro Dominguinhos. Esta é a sexta edição do Prêmio Tim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;