Cultura & Lazer Titulo Evento
Arte contemporânea em Sto.André
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
25/04/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Um dos mais tradicionais do País, o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto de Santo André completa 40 anos e abre para visitação nesta sexta-feira, às 19h30. O evento, que integra a programação comemorativa do 455º aniversário da cidade, ocorre no Salão de Exposições do Paço Municipal. A entrada é franca.

A mostra reúne 80 obras - entre pinturas, gravuras, fotografias, instalações e performances -, que poderão ser apreciadas pelo público até 28 de junho, de terça a sábado, das 10h às 19h. Participam do Salão 29 artistas previamente selecionados por uma comissão julgadora e que receberão prêmios no valor total de R$ 30 mil.

"Na verdade o grande diferencial é o fato de que o Salão faz 40 anos de atividade ininterrupta. Essa regularidade é um dado bastante significativo. Ele existe em função do trabalho de homens pioneiros", afirma o curador da Casa do Olhar e organizador do evento, Saulo Di Tarso. A mostra aparece como o 36º Salão porque, em quatro edições, adotou nome diferente.

A abertura da mostra contará com a apresentação da DJ Evelyn Cristina e a presença do renomado artista plástico andreense Antônio Carlos Rodrigues, o Tuneu, que cedeu 19 aquarelas para a mostra.

Tuneu - Di Tarso ressaltou a importância da participação de Tuneu, que se tornou uma referência nas artes geométricas brasileiras e no resgate da obra de Sacilotto. "O Tuneu retorna a Santo André dez anos depois de ter sido responsável pelas políticas visuais na cidade, no mandato do prefeito Celso Daniel. Ele conseguiu tirar o Sacilotto do ostracismo. Foi um concretista que resgatou outro concretista", destaca o coordenador.

Valorização - Di Tarso pretende revalorizar a cultura andreense e projetá-la nacionalmente."Quando a gente faz uma radiografia das artes plásticas no País, percebe que o Salão de Santo André é tão importante quanto o Salão do Pará e o da Bahia. Falta que ele receba o devido tratamento daqui por diante. Ele tem um acervo que pode circular muito mais", afirma. Ele está otimista em relação à receptividade do público andreense.

"O Salão vai até 28 de junho e pode ser prorrogado após essa data. Então, espero receber um público de pelo menos 25 mil visitantes, contando com a visitação das escolas.

Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto de Santo André - Abertura nesta sexta-feira, às 19h30. No Salão de Exposições do Paço Municipal - Praça IV Centenário, s/nº. Grátis. Até o dia 28 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;