Setecidades Titulo Saúde
São Caetano tem
suspeita de gripe suína

Guarda-civil de 39 anos está em coma no Hospital Central
desde sexta-feira; no entanto, unidade não confirma doença

Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
07/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Um guarda-civil municipal de São Caetano de 39 anos está internado desde sexta-feira no Hospital Central de São Caetano, na Rua Manoel Coelho, sob suspeita de ter contraído a gripe suína. A informação, no entanto, não foi confirmada pelo hospital, tampouco os problemas de saúde que levaram o GCM a procurar a unidade.

De acordo com a Prefeitura, o resultado do exame que apontará o problema do paciente deverá sair até sexta-feira.

O guarda, não identificado, deu entrada no hospital na sexta-feira e está em coma induzido em um dos 11 leitos de Unidade de Terapia Intensiva da unidade. Ontem, pelo menos metade dos leitos estava ocupada.

O comando da Guarda Civil Municipal de São Caetano considerou o fato como isolado na corporação e informou que o guarda procurou ajuda médica na sexta-feira, depois de queixar-se de febre alta. O hospital confirmou que o paciente está internado, mas desmentiu a ocorrência do vírus H1N1.

A enfermeira-chefe, que preferiu não se identificar, relatou que, quando há suspeita da doença, o paciente é internado isoladamente até que o hospital tenha acesso ao resultado dos exames. Em caso positivo, o paciente é medicado e permanece em observação.

A Prefeitura esclareceu que São Caetano não tem histórico de registro da doença na rede pública.

A primeira morte confirmada de gripe suína no Grande ABC aconteceu em julho de 2009, quando uma menina de 1 ano e 6 meses morreu depois de passar por diversas unidades de Saúde em Diadema. No mesmo ano, quando a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia da doença, a gripe suína acometeu 700 pessoas e matou 50 no Grande ABC. No mesmo período, o Estado registrou 12 mil casos e 578 óbitos.

Em 2010, os índices tiveram drástica queda. Apenas um óbito foi registrado na região (15 no Estado) e outros 89 foram notificados às prefeituras das sete cidades.

Em maio, o Ministério da Saúde organizou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que incluiu a imunização contra o vírus Influenza A.

Higiene com as mãos evita contágio do vírus H1N1 

Para evitar que a pessoa seja infectada pela gripe suína, a primeira recomendação é de que se tome a vacina contra gripe anualmente. Neste ano, a baixa adesão da população levou a maioria das cidades a estender o prazo da campanha. Ao todo, cerca de 285 mil pessoas foram vacinadas no Grande ABC.

Para evitar o contágio, médicos recomendam que as pessoas mantenham distância de quem tem o vírus, lave as mãos frequentemente para evitar o contato com germes, cubra a boca e o nariz ao assoar ou tossir e evite encostar as mãos nos olhos.

Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum, como febre acima de 39º C, dores musculares, tosse e diarreia forte. Os especialistas condenam a automedicação, pois a medida pode mascarar os sinais da doença.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;