Esportes Titulo Corrida de rua
Estiagem deixa em alerta praticantes de corrida de rua

Especialista dá dicas importantes para aproveitar melhor o oxigênio e escolher período mais apropriado à realização dos treinamentos

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
08/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Um dos principais desafios para quem se aventura em provas pedestres, como a de Ribeirão Pires, dia 24, quinta etapa do Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, é o controle da respiração. Ainda mais com a estiagem que vive a região. Apesar de os especialistas recomendarem que os atletas puxem o ar pelo nariz e soltem pela boca, no início, fazer isso não é tão fácil como ensina a teoria.

Leonardo Marmitt dos Santos, da assessoria esportiva Just Run, dá dicas para aproveitar melhor o oxigênio. “Melhorar a maneira como você inspira e expira o ar pode permitir que você vá mais longe ou rápido, de acordo com o seu objetivo. Tente dar três passadas a cada inspiração e mais duas passadas para cada expiração. Desta forma, você condiciona o corpo a inalar mais oxigênio e a exalar mais dióxido de carbono”, recomenda o especialista.

Uma das preocupações dos atletas amadores é saber qual o melhor período para a prática do exercício. Em geral, a recomendação é que se use as primeiras horas do dia, nas quais a umidade e a temperatura são mais adequadas.
Segundo os especialistas, o período que deve ser evitado é das 11h até as 18h, onde o ar está seco e a temperatura mais alta, além dos níveis de poluição atingirem os níveis máximos.

As inscrições à etapa de Ribeirão Pires do Circuito Popular, dia 24, estão encerradas. As próximas serão dia 21 de setembro, em Mauá, e dia 9 de novembro, em Santo André.

O Circuito tem a promoção do Diário e apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;