Memória Titulo Memória
A relação do Porto Geral com a cidade

Na 2ª Semana São Caetano/José Roberto Gianello, vamos folheando a brochura...

Por Ademir Medici
04/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Na 2ª Semana São Caetano/José Roberto Gianello, vamos folheando a brochura Isto é São Caetano (PMSCS, 1952), organizada pelo jornalista Nelson Martins de Almeida. E reproduzimos duas imagens: a foto da Ladeira Porto Geral, em São Paulo, com data registrada de 1862, e o croqui da cidade de São Caetano no início da década de 1950, no centro do triângulo dos vizinhos São Paulo, Santo André e São Bernardo.

A LADEIRA

Diz a publicação que as célebres monções para o interior paulista e brasileiro partiam deste cenário da Ladeira Porto Geral. No Tamanduateí, lá embaixo, aportavam as embarcações dos beneditinos que, da Fazenda São Caetano, transportavam telhas e tijolos de sua fabricação – produtos da primeira indústria da atual São Caetano.

Foram os beneditinos quem deram o novo nome da cidade, antigo Tijucuçu.

A PLANTA

São Caetano em 1952 com nomes de bairros preservados e/ou eliminados dos atuais mapas da cidade. Um exemplo: entre o rio e a estrada de ferro, o bairro da Ponte e a Vila Lucinda, ambos constituindo, hoje, o bairro Fundação. Barcelona, Santa Maria, Gerty, Boa Vista, Santo Antônio, Cerâmica e São José tiveram seus nomes mantidos. Extinguiram-se: bairro da Divisa, bairro Gonzaga, bairro Olinda, Vila Nova, Vila Gisela, Vila Ressaca, Vila Camila, Vila Elekeirós, bairro da Saúde.

Vila Paula virou bairro Santa Paula, para arrepio do professor José de Souza Martins. Uma santa no lugar do nome do loteador.

NOSSO ORIENTADOR

José Roberto Gianello acompanhou a metamorfose da cidade. Acelerou-se a industrialização nas décadas de 1950 e 1960: “A ruptura se deu nos anos 1980. Com os custos de produção, indústrias fecharam. São Caetano muda de perfil. Cresce o setor de serviços, expande-se o comércio.”

A quinta leva: os imigrantes em São Caetano

Lorenzon, Lorenzoni. Com raízes no bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos, em São Bernardo, e colônia do ‘outro lado do rio (dos Meninos)’, onde se erguem as instalações do Instituto Mauá, junto ao Cemitério das Lágrimas.

O casal Lorenzoni Giovanni, 31 anos, e Maria Gallo, 29, também viajou da Itália para o Brasil no Vapor La France.

Pesquisa: Vicente D’Angelo

Diário há 30 anos

Sábado, 4 de agosto de 1984 – ano 27, nº 5588

Manchete – Figueiredo (João, presidente da República) critica ambição pessoal da classe política

Trabalho – Salários de setembro vão subir 73,8%.

Santo André – Levantamento para novas etapas do Projeto Cura em locais como o Parque Miami e Vila Suíça.

São Bernardo – Crise do coração leva o prefeito Aron Galante à UTI.

Cinema – O novo filme do andreense Aron Feldman: Mariana, Paraná e Greve, 36 minutos, realizado em super 8. Pré-estreia hoje no Teatro Municipal.

Adeus – Em Mauá, falece o artista plástico Aloísio Domingos, radicado há 25 anos no Grande ABC.

Em 4 de agosto de...

1904 – Circula O Monitor, com redação e gráfica na Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo, considerado o primeiro jornal do Grande ABC.

1909 – Falece Joaquim Lopes Chaves, líder que trabalhou para a elevação da Freguesia de São Bernardo a município autônomo, separando-se, em 1889, da Capital.

1949 – Circula, em Santo André, o primeiro número do jornal A Voz dos Esportes.

1969 – Vereador Octavio de Oliveira defende a instalação de um curso ginasial em Paranapiacaba.

Santos do dia

- São João Maria Batista Vianney (1786 – 1859). Sacerdote francês. Na paróquia, fazia de tudo, inclusive os serviços da casa e suas refeições. Sempre em oração, comia muito pouco e dormia no máximo três horas por dia, fazendo tudo o que podia para os seus pobres. O dinheiro herdado com a morte do pai gastou com eles.

- Crispim

- Iá

- Lugaido

Município brasileiro

- Aniversaria: Brusque (SC).

Hoje

- Dia do Padre
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;