Cultura & Lazer Titulo Literatura
Mágica jornada de Gabo em HQ

Trajetória profissional e pessoal de Gabriel García
Márquez é contada em história em quadrinhos

Por Luís Felipe Soares
03/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Grande parte das pessoas já ouviu falar de alguma obra de Gabriel García Márquez (1927-2014). Títulos como Crônica de Uma Morte Anunciada , O Amor nos Tempos do Cólera e Notícias de Um Sequestro são referências literárias e colocam o colombiano como um dos principais escritores do século 20. Acompanhar esses livros significa também estar perto da trajetória pessoal do autor, que chega a ser tão interessante quanto alguns dos contos que ainda encantam os leitores. Para quem deseja conhecer mais sobre ele, traços e cores o ilustram em Gabo – Memórias de Uma Vida Mágica (Editora Veneta, 184 páginas, R$ 44,90 em média).

A história em quadrinhos foi lançada originalmente na Colômbia no ano passado e ganha agora versão em português. O texto assinado por Óscar Pantoja viaja pelo tempo, entre idas e vindas em diferentes momentos do passado, para apresentar fatos, curiosidades e familiares de Gabo, como o escritor era carinhosamente chamado por amigos.

Entre os acontecimentos desenhados por um time formado por quatro artistas estão passagens pela vida de estudante nos anos 1940 – na qual conheceu nomes com Dostoiévski, Pablo Neruda e García Lorca –, o amor pela companheira Mercedes e a vitória do Prêmio Nobel de Literatura em 1982. As etapas de sua jornada estão divididas por cores, com desenhos em laranja, azul, vermelho e verde para cada etapa distinta.

Os fãs devem demonstrar mais interesse nas páginas iniciais, reservadas à infância na pequena cidade de Aracataca. Seus medos e lembranças da época foram fundamentais para que pudesse ter encontrado inspiração para escrever aquela que é considerada sua obra-prima: Cem Anos de Solidão (1967).

“Foram tantos os livros, estudos, reportagens e ensaios escritos sobre a vida de Gabriel García Márquez, que sua vida se converteu em uma multiplicidade de vidas no papel”, afirma Óscar Pantoja no anexo ao fim da publicação. “(...) Aqui o propósito foi, como no cinema, colocar a câmera em outro ângulo, um que talvez não tenha sido utilizado para voltar a interpretar as diversas memórias de Gabo.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;