Setecidades Titulo Estradas
Baixada Santista deve receber 495 mil veículos

Ecovias dá início hoje à Operação Descida no feriado de Natal

Andressa Dantas e Maíra Sanches
22/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Para evitar o trânsito intenso de quem vai curtir o Natal no Litoral Sul, a Ecovias coloca a Operação Descida (7x3) em prática hoje, das 8h às 19h.

O esquema é feito com sete faixas que funcionam no sentido Litoral e três faixas no sentido Capital. A pista Norte da Anchieta, que normalmente opera no sentido São Paulo, é invertida e usada também para descida.

A concessionária estima que entre 320 mil e 495 mil veículos desçam a serra em direção à Baixada Santista durante o feriado prolongado de Natal. A contagem teve início a 0h de quinta-feira e se estende até 0h do dia 26, na quarta-feira. Amanhã e segunda-feira o SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) opera normalmente nos dois sentidos. Até ontem, às 22h, 121 mil carros já haviam passado pelo SAI rumo ao Litoral. O tráfego era considerado tranquilo nos dois sentidos.

Para conter o grande fluxo de carros em ambos sentidos, na quarta-feira a Operação Descida funciona em esquema 4x6 das 16h às 2h, com a subida sendo feita pelas duas pistas da Imigrantes, totalizando seis faixas, e a descida pelas duas pistas da Anchieta, total de quatro faixas.

As operações especiais funcionam apenas nos trechos de serra, entre o km 40 e o km 55 da Via Anchieta e entre os km 40 e o km 57 da Imigrantes, e podem sofrer alterações de acordo com o volume do tráfego.

Durante o feriado, a Ecovias informa que trabalhará diariamente com picapes de inspeção de tráfego, ambulâncias, veículos de atendimento rápido e guinchos.

Clima

O feriado de Natal continuará com previsão de chuvas fortes no fim da tarde devido ao calor, tanto no Litoral quanto na região. Amanhã as temperaturas devem cair pelo menos quatro graus no Grande ABC e Região Metropolitana e não passam dos 26ºC. A partir de domingo o clima volta a esquentar e a previsão para a terça-feira é de até 32ºC. “Na terça-feira a chuva será mais esparsa e com mais sol”, explica Helena Balbino, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;