Internacional Titulo
WikiLeaks condena ameaça britânica contra Assange
Por
16/08/2012 | 01:37
Compartilhar notícia


O site WikiLeaks condenou nesta quinta-feira a ameaça britânica de invadir a embaixada do Equador em Londres, onde seu fundador, Julian Assange, está refugiado. O site classificou a ameaça como um ataque "hostil e extremo" às pessoas que pedem asilo político. O chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, disse que a decisão sobre o pedido de asilo será anunciada hoje às 9h (horário de Brasília).

"O WikiLeaks condena nos termos mais fortes possíveis o uso de intimidação por parte do Reino Unido", diz o comunicado do site. "Uma ameaça desta natureza é um ato hostil e extremo, que não é proporcional às circunstâncias, e um ataque sem precedentes aos direitos dos que pedem asilo em todo o mundo", afirma o texto. O australiano está na embaixada do Equador há oito semanas, desde que perdeu uma disputa jurídica para evitar ser extraditado para a Suécia, onde é procurado para responder por acusação de estupro. Ele nega o crime.

Assange irritou os Estados Unidos em 2010, quando seu site publicou documentos diplomáticos secretos. O fundador do WikiLeaks disse que teme que a Suécia o extradite para os EUA, porque acredita que ali sua vida corre perigo. O governo da Austrália informa que pouco pode fazer por Assange. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;