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Toyota revela planos ambiciosos

Marca japonesa inaugura fábrica em Sorocaba (SP) e anuncia planta de motores para 2015

Por Marcelo Monegato
Enviado a Sorocaba (SP)
15/08/2012 | 07:00
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Com investimento de US$ 600 milhões, a Toyota inaugurou na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, a terceira fábrica da marca no País - as outras duas estão localizadas em São Bernardo e Indaiatuba (SP). A cerimônia contou com a presença do presidente mundial da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e também do ex-jogador de futebol, ídolo da torcida brasileira e japonesa, Zico.

Responsável pela produção do Etios, primeiro veículo de entrada da Toyota no País, e pela geração de aproximadamente 2.000 postos de trabalho diretos, a nova unidade fabril terá capacidade inicial para 70 mil veículos por ano - aproximadamente 5.800 carros por mês. No entanto, dependendo da demanda, a marca afirma ter fôlego para ampliar consideravelmente os números. "O potencial de produção desta fábrica é de 400 mil unidades por ano. O incremento, no entanto, vai depender da demanda", explicou Hisayuki Inoue, diretor mundial da marca.

Conversando com fontes ligadas à Toyota, o Diário obteve a informação de que as atuais instalações em Sorocaba têm força para produzir 200 mil veículos/ano. Para chegar à significativa marca de 400 mil veículos/ano seria necessário novo investimento milionário para a construção de uma fábrica idêntica. Terreno para isto a Toyota tem em Sorocaba mesmo - São aproximadamente 3,7 milhões de m².

Questionado sobre a possibilidade de a fabricante levar novos veículos para Sorocaba, Inoue reconheceu que futuramente esse é o caminho, mas não apontou quais os modelos estariam nos planos da marca.

Apesar de a Toyota não revelar, existe uma remota possibilidade de a produção do Corolla, atualmente feito em Indaiatuba - fábrica com capacidade para 70 mil unidades/ano -, passar para Sorocaba, deixando a linha de Indaiatuba livre para um novo produto, possivelmente o RAV4, utilitário esportivo de boa aceitação no Brasil, mas que sofre com as altas taxas de importação por vir do Japão.

 

ETIOS

Único produto da linha da nova fábrica, o Etios continua causando polêmica. Apesar de a marca ter revelado há duas semanas que os preços do modelo - que terá quatro configurações para o sedã (apenas motor 1.5 Flex) e outras quatro para o hatch (motores 1.3 Flex e 1.5 Flex), todas com air bag duplo e ABS de série - ficariam entre R$ 35 mil e R$ 46 mil, Inoue explicou que os valores ainda não foram fechados e que podem ser mais em conta do que os anunciados. Luiz Carlos Andrade Júnior, vice-presidente sênior Comercial da Toyota, já havia antecipado que os valores seriam revistos.

A marca voltou a afirmar que, apesar de ter começado a ser desenvolvido na Índia, o Etios foi trabalhado paralelamente para atender ao mercado brasileiro. De acordo com informações de pessoas que tiveram contato com o modelo feito para o mercado asiático, os que estão sendo produzidos em Sorocaba apresentam evoluções pontuais, especialmente no quesito acabamento.

Inicialmente, o Etios terá índice de nacionalização de 65%. A expectativa, porém, é que a partir de 2015, quando a nova fábrica de motores estiver pronta (veja mais informações abaixo), este patamar salte para 85%.

 

MERCADO

Com o lançamento do Etios, a Toyota dá o primeiro passo - e talvez o mais importante - para atingir o principal objetivo: dobrar o número de vendas da marca em dois anos. Em 2011, a marca fechou com 99,2 mil emplacamentos (automóveis e comerciais leves), segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). "Os carros da Toyota têm abrangência limitada", reconhece Inoue, que aponta que 62% do mercado brasileiro é de veículos compacto.

 

Fábrica de motores em 2015

 

Juntamente com a inauguração da fábrica de Sorocaba (SP), o presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, confirmou a construção de uma planta de motores na cidade de Porto Feliz, também no interior de São Paulo. O anúncio oficial ocorreu dias antes, quando o executivo se reuniu com a presidente da República, Dilma Rousseff, em Brasília (DF).

O investimento será de US$ 600 milhões e terá capacidade para aproximadamente 200 mil propulsores por ano. Serão feitos os motores 1.3 16V Flex e 1.5 16V Flex, que equipam o Etios, 1.8 Flex e 2.0 Flex do Corolla.

A escolha por Porto Feliz se justifica pelo fato de o pequeno município estar localizado próximo às plantas de Sorocaba, onde será feito o Etios, e Indaiatuba, de onde sai o sedã médio Corolla.

De acordo com a fabricante, a nova planta vai gerar 600 postos de trabalho diretos e começará a operar a partir do segundo semestre de 2015.

 

MAIS TOYOTA...

Além das duas novas unidades fabris, a marca de origem japonesa construiu em Votorantim (SP) um centro de distribuição e armazenamento de peças com cerca de 4,6 mil m² e capacidade para 2,5 mil peças.

 

Tudo começou em S.Bernardo

 

O Grande ABC tem papel marcante na história da Toyota, iniciada em 1937. A cidade de São Bernardo, berço da indústria automobilística brasileira, abrigou a primeira a fábrica da marca fora do Japão.

Os primeiros funcionários da Toyota chegaram ao Brasil em janeiro de 1958 e já no ano seguinte começaram a montar, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo, o jipe Bandeirante, modelo que ainda chama a atenção nas ruas e é cultuado por muitos antigomobilistas.

São Bernardo começa a fazer parte realmente parte da história da Toyota em 1962, quando é inaugurada a fábrica da marca.

 "Em 1958 trouxemos uma prensa de 700 toneladas com tecnologia de ponta", revela Akio Toyoda, presidente mundial da Toyota, durante inauguração da terceira fábrica da marca no País, em Sorocaba. "Nossa experiência internacional começou no Brasil. Já são 54 anos fabricando peças de qualidade", completou.

Atualmente, a fábrica da Toyota em São Bernardo conta com cerca de 1.200 colaboradores e tem uma área de aproximadamente 190 mil m². A unidade produz peças para o Corolla, feito na na fábrica de Indaiatuba (inaugurada em 1998), e para a Hilux, que sai da linha de montagem da marca na Argentina.




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