D+ Titulo Tenta a sorte
Confira passo a passo para publicar seu livro
Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
12/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz


Celso Luiz

Muita gente quer ver o livro na prateleira. Mas até chegar lá o caminho é longo, difícil e competitivo. O D+ conversou com Cleber Vasconcelos, do selo Novos Talentos (editora Novo Século), e com Odir Cunha, editor do selo Novas Páginas (Novo Conceito), que deram algumas dicas:

Escreva seu livro. Ler bastante é importante para conhecer diferentes tipos de linguagem. Procure saber das novidades nas livrarias. Escrever bem - o que inclui escolher temas atrativos e relevantes - costuma demandar tempo.

 

Assim que concluir a obra, selecione a editora que tem a cara do seu livro.

 

Registre o trabalho. Acesse o site da Fundação Biblioteca Nacional (www.bn.br) e informe-se sobre o passo a passo do direito autoral (registro que todo escritor tem sobre a sua obra).

 

Em seguida, entre em contato com a editora (algumas disponibilizam links no sites) por e-mail ou telefone. Normalmente, pedem primeiro para enviar sinopse, resumo e sua biografia.

 

O próximo passo é análise do material pela editora. Os principais critérios observados são a maneira como a história é trabalhada, os personagens e a atratividade do texto. Tenha paciência, porque o retorno pode ser demorado. Além disso, não decepcione-se caso não entrem em contato.

 

Caso seja aprovado, haverá encontros com o autor para ajustes e correções e, em seguida, a revisão final. É nessa parte que são escolhidos a ilustração, diagramação e o papel para a impressão.

 

Algumas editoras cobram para publicar o livro (chega a R$ 30 mil). A tiragem varia, mas pode ser de 1.500 a 10 mil exemplares.

 

Quanto vai ganhar? Em alguns casos não há participação na publicação. Em outros, paga-se, em média, 8%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;