Brickmann Titulo
Tinha um Cabral no meio do caminho

Estava tudo arrumado: a investigação sobre Carlinhos Cachoeira já foi feita pela Polícia Federal e a CPI ficaria

Carlos Brickmann
06/05/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Estava tudo arrumado: a investigação sobre Carlinhos Cachoeira já foi feita pela Polícia Federal e a CPI ficaria fora dela. O trabalho da CPI seria derrubar o senador Demóstenes Torres, ex-DEM, e o governador tucano de Goiás, Marconi Perillo, que o ex-presidente Lula considera inimigos. Talvez fosse atingido o governador petista de Brasília, Agnelo Queiroz, mas quem se importa com ele?

Só que, como afirmava o deputado Ulysses Guimarães, o sábio que comandava um PMDB tão diferente do de hoje, CPI se sabe como começa, não como termina. E nesta, como não disse o poeta, tinha um Cabral no meio do caminho.

As fotos de Sérgio Cabral, em cenas de ostensivo luxo e mau-gosto explícito, exigem respostas a várias perguntas: a primeira, quem pagou a conta - o governador, e com que dinheiro? Ou seus convidados, fornecedores do Governo? O concessionário do Poupatempo no Rio, Georges Sedala, um dos que aparecem dançando de guardanapo na cabeça? Fernando Cavendish, dono da Delta, empresa que surge em dez de cada dez denúncias neste caso? Os secretários de Governo que acompanhavam o chefe no que chamaram de momentos de descontração?

Há outras perguntas, claro. Que é que comemoravam? Será verdadeira a notícia de que fecharam o luxuoso restaurante do Ritz, em Monte Carlo, pagando US$ 400 mil, para que ninguém os incomodasse? Terá isso ocorrido outras vezes - por exemplo, para comemorar a eleição do prefeito do Rio, Eduardo Paes?

O risco dos personagens não é a prisão, que aqui é Brasil. É cair no ridículo.

Pois é

A assessoria de Sérgio Cabral Filho informa que ele pagou a viagem a Monte Carlo do próprio bolso e que ele não mistura relação pública com a privada.

Pena que, na vida pública ou na privada, realize atividades tão semelhantes.

Os tentáculos

Georges Sedala (um dos integrantes do grupo chamado pelo ex-governador fluminense Anthony Garotinho de "gangue do guardanapo") é também concessionário do Poupatempo em Minas. O senador tucano Aécio Neves é seu padrinho de casamento. Nesta cerimônia, o filho de Sérgio Cabral foi pajem.

O ruído das ondas

Dentro de pouco mais de uma semana, dia 15, Carlinhos Cachoeira deve depor na CPI. Dependendo das conversas, gato pode rugir e leão pode miar. O advogado de Cachoeira, Márcio Thomaz Bastos, que foi ministro da Justiça do presidente Lula, marcou com seu cliente uma visita para amanhã. Se tudo der certo, Cachoeira vai ronronar. Se der mais certo ainda, só vai rugir com certos nomes.

As águas de maio

Frase notável: "Quem no Congresso disser que nunca viu Cachoeira ou fala cascata ou tem catarata".

A guerra dos juros

Os bancos ainda não acreditam nisso, mas a presidente Dilma Rousseff está disposta a enfrentá-los, e não apenas em discursos. E, ao contrário do que se imagina, a presidente não está, no caso, em busca de popularidade - que, aliás, tem de sobra. Dilma está disposta a queimar parte de seu capital político na luta contra os juros, que considera excessivos (e, mais tarde, contra os serviços oferecidos aos clientes, sempre tratados com descaso e muitas vezes desrespeitados). Enfrentar os bancos tende a transformar-se na marca da administração de Dilma.

Mudando Millôr

O portal jurídico Migalhas (www.migalhas.com.br) relembra uma imortal definição de Millôr Fernandes: "Os anúncios televisivos da Caderneta de Poupança insistem no princípio de que, se a gente deixar de comprar tudo que é fundamental hoje, terá amanhã dinheiro suficiente pra comprar tudo que é supérfluo." Agora, depois das mudanças que reduzem o rendimento da caderneta de poupança, a definição tem de ser mudada: "se a gente deixar de comprar tudo que é fundamental hoje, amanhã não terá dinheiro suficiente nem para o supérfluo nem para o fundamental".

Confusão oficial 1

Carlos Daudt Brizola adotou o nome político de Brizola Neto para lembrar o avô, fundador e símbolo do PDT. Mas, nomeado ministro do Trabalho, já mostrou que não une o partido. A bancada gaúcha do PDT, à qual pertence, nem foi à sua posse (com uma exceção: sua irmã, Juliana Brizola, que aliás o chama de "Carlito"). Aparentemente, só o PDT paulista ficou feliz com Brizola Neto.

Eu, hem?

O ex-presidente Lula conseguiu liminar para não depor, como testemunha, num processo sobre o Mensalão, movido no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio e Espírito Santo). Lula alegou que não sabe de nada a respeito do caso e que sua convocação, que seria baseada apenas em notícias de jornais, teria como objetivo apenas atrair as atenções da opinião pública para o processo. A liminar foi concedida pelo desembargador Messod Azulay.

O som do silêncio

Briga com os bancos, CPI, ex-ministro na defesa de Cachoeira. Alguém saberia informar por onde anda o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;