Política Titulo Articulação
Kiko discute
candidatura pelo
PTB com Machado

Volpi articula levar tucano à trincheira petebista; ex-prefeito de Rio Grande é sondado por PR

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
04/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Ex-prefeito de Rio Grande da Serra e assessor especial na Prefeitura de Diadema, Adler Kiko Teixeira (PSDB) se reúne nesta semana com o presidente estadual do PTB, deputado Campos Machado, para negociar uma possível candidatura a deputado federal pelas trincheiras petebistas.

A negociação é capitaneada pelo ex-chefe do Executivo de Ribeirão Pires e atual secretário adjunto de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Clóvis Volpi. Ex-prefeito pelo PV, Volpi acertou recentemente seu ingresso no PTB.

Empecilhos para o ingresso de Kiko no PTB são a nota de corte do partido para a Câmara Federal e a tradicional boa votação do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB) no Grande ABC.

Em 2010, Nelson Marquezelli foi o último petebista eleito, com 117.634 votos. O vice-prefeito de São Bernardo, Frank Aguiar (PTB), conquistou 46.154 votos e obteve a primeira suplência.

Na mesma eleição, quando arrebatou 192.336 adesões, Faria de Sá foi lembrado por 17.416 eleitores do Grande ABC. Foram 449 votos em Rio Grande da Serra, onde Kiko foi prefeito por dois mandatos, além de 85 em Ribeirão Pires, 2.131 em Mauá e 3.028 em Diadema, cidades em que o tucano aguarda por apoios para fortalecer seu projeto federal.

Kiko afirmou que vai esperar até o fim de setembro para trocar de sigla. O prazo é o limite dado pela Justiça Eleitoral para filiação de candidatos no pleito de 2014. O grupo político do tucano aguardará as movimentações no xadrez político, porque a avaliação é que Kiko, embora tenha alto índice de aprovação em Rio Grande da Serra, vem de uma cidade com baixo eleitorado.

VALDEMAR COSTA NETO

O ex-prefeito de Rio Grande da Serra também foi sondado pelo PR. No mês passado, ele se encontrou com dirigentes republicanos a pedido do deputado federal Valdemar Costa Neto, principal cacique da legenda.

No PR, o cenário eleitoral também apresenta dificuldades a Kiko. O partido, em 2010, emplacou quatro nomes na Câmara Federal, mas todos com alta votação: Tiririca (1.353.820 votos), Valdemar Costa Neto (174.826), Paulo Freire (161.083) e Milton Monti (131.654).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;