Internacional Titulo
Russos celebram o Natal ortodoxo
Das Agências
06/01/2002 | 17:04
Compartilhar notícia


Os russos celebraram neste domingo a noite do Natal ortodoxo, cuja cerimônia principal foi a missa na catedral do Cristo Salvador de Moscou, presidida pelo patriarca da cidade, Alexis II.

O presidente Vladimir Putin visitou neste domingo as cidades chamadas de "Anéis de ouro", rota das antigas cidades históricas russas nos arredores de Moscou, e assistiu à missa de Natal em Vladimir, capital religiosa do país no século XIV, informou a televisão pública ORT.

Desde o fim da União Soviética (URSS), e de seu ateísmo oficial, o Natal é uma festa muito popular na Rússia. O Natal ortodoxo é celebrado no dia 7 de janeiro, já que a igreja russa não reconhece o calendário introduzido pelo papa Gregorio XIII em 1582.

"Nós também celebramos o Natal em 25 de dezembro, mas acompanhando o velho calendário. O dia 25 de dezembro cai justamente no dia 7 de janeiro do novo calendário e, portanto, o Ano Novo chega no dia 14 de janeiro", segundo autoridades religiosas.

O regime bolchevique instaurou o calendário gregoriano em 1918 mas os russos mantiveram o costume de celebrar o Ano Novo em meados de janeiro.

Quanto a URSS acabou, o Natal se transformou numa festa importante e hoje em dia, dez anos depois da queda do regime soviético, o Natal e o Ano Novo são praticamente comemorados com duas festas para cada ocasião.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;